Mandato

A Vereadora Psicóloga Tanise Sabino saúda os participantes do Programa Incluir + POA

A Vereadora Psicóloga Tanise Sabino saúda os participantes do Programa Incluir + POA
A Vereadora Psicóloga Tanise Sabino saúda os participantes do Programa Incluir + POA

 Nos dias 11 e 12, a Associação Brasileira de Educação, Saúde e Assistência Social (ABESS) realizou o Treinamento da Primeira Turma de profissionais contratados para o Programa Incluir + POA. No dia 11, os participantes foram das regiões Sul e Leste de Porto Alegre, e no dia 12, os das regiões Norte e Oeste. Os participantes irão compor a equipe de mais de 420 profissionais do Programa Incluir + POA, em parceria com a Prefeitura de Porto Alegre/SMED. O treinamento teve carga horária de 8 horas, foi realizado no auditório da Faculdade Estácio/RS e foi direcionado para psicólogos, assistentes sociais, fonoaudiólogos, psicopedagogos e agentes de educação inclusiva.

 

 A Vereadora Psicóloga Tanise Sabino teve a oportunidade de participar da abertura nos dois dias do treinamento. A Diretora Executiva Laura Andrade, ao receber a vereadora, deu as boas-vindas e salientou que Tanise foi uma das idealizadoras e incentivadoras deste programa. “Eu conheci a Vereadora Psicóloga Tanise Sabino no dia 20 de outubro, no dia em que assinamos o Termo de Cooperação com a prefeitura. E desde o dia que eu a conheci, percebi o seu engajamento neste programa. Ela sempre fala da Lei Federal 13.935/2019 e gostaria que falasse um pouco sobre isso na sua saudação”.

 

Tanise saudou a todos com muito carinho e disse: “Vocês foram muito desejados. Como a primeira vereadora psicóloga da capital, sempre lutei para que tivesse psicólogos e assistentes sociais nas escolas, por entender que estamos investindo em prevenção. Não somente em prevenção, mas na promoção de comportamentos saudáveis. Lutamos muito para que isso se tornasse realidade. E neste ano, o governo municipal lançou o Programa Inclui + POA, e além dos psicólogos e assistentes sociais que tanto pedimos, esse termo de cooperação celebra a contratação de 421 profissionais para a rede pública de educação básica, entre eles 27 psicólogos, 16 assistentes sociais, 8 fonoaudiólogos, 9 psicopedagogos e 357 agentes de educação inclusiva”.

 

Em sua saudação, referiu a importância da regulamentação da Lei Federal 13.935/2019, que prevê psicólogos e assistentes sociais nas escolas. “Em Porto Alegre, desde que assumi como vereadora, dediquei-me a sensibilizar os gestores municipais sobre a importância da regulamentação desta lei. Fizemos diversas reuniões com as duas ex-Secretárias Municipais de Educação e com o secretário atual; com o prefeito Sebastião Melo; com o vice-prefeito, Ricardo Gomes; realizamos audiência pública na Comissão de Saúde; realizamos reuniões com o Sindicato de Psicólogos; com o Conselho de Psicologia. E finalmente, então, Porto Alegre está no mapa das escolas que têm psicólogos. Conforme dados do Conselho Federal de Psicologia, somente 82 municípios no Brasil têm psicólogos nas escolas”.

 

 Ainda na saudação, referiu-se à importância da capacitação. “Queremos profissionais nas escolas, mas profissionais capacitados. Que vocês possam absorver todo o conteúdo que será passado hoje neste treinamento, e que, além disso, possam buscar se capacitar ainda mais, através de outros cursos, leituras e outros complementos. Cada um aqui está fazendo história. Estamos investindo na saúde mental das nossas crianças. O futuro nos agradece. E eu agradeço a dedicação de cada um que faz parte deste programa”.

 

Edição

Caroline Strüssmann Reg. Prof. 9228