SESSÃO SOLENE

Abel Braga recebe o título de Cidadão de Porto Alegre

  • Sessão Solene de Outorga do Título de Cidadão De Porto Alegre ao senhor Abel Carlos da Silva Braga proposto pelo Vereador Mauro Pinheiro
    Pinheiro, Abel e Bins Ely exibem o título do novo Cidadão de Porto Alegre (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)
  • Sessão Solene de Outorga do Título de Cidadão De Porto Alegre ao senhor Abel Carlos da Silva Braga proposto pelo Vereador Mauro Pinheiro
    Torcida colorada compareceu para prestigiar a cerimônia (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre realizou sessão solene nesta sexta-feira (17/12) para outorga do título de Cidadão de Porto Alegre a Abel Carlos da Silva Braga. A honraria foi proposta pelo vereador Mauro Pinheiro (PL), que destacou a carreira vitoriosa do homenageado como jogador e técnico de futebol, que conquistou inúmeros títulos nas equipes por onde passou, em especial no Sport Club Internacional. A solenidade foi coordenada pelo presidente do Legislativo, vereador Márcio Bins Ely (PDT), que saudou o agraciado, ressaltando que “o comandante Abel Braga levou o Inter a maior das conquistas e o título outorgado pela Câmara, por unanimidade, representa o reconhecimento de toda a cidade”.  

Mauro Pinheiro disse que Abel é um amigo da cidade e, além de relembrar vitórias significativas na trajetória do treinador à frente do time, registrou que “este dia 17 de dezembro marca os 15 anos de uma data memorável, quando o Inter foi campeão Mundial Interclubes, a maior conquista sob o comando do técnico”. Pinheiro salientou que “falar coisas de Abel, é falar mais do que futebol. É falar em sinônimo de fé, perseverança e coragem diante das adversidades. Fez o grupo acreditar que era possível ganhar pela convicção no trabalho. Abel personificou a maior vitória do Inter, diante de um adversário milionário” (se referindo ao resultado de um a zero do Inter sobre o Barcelona na final do campeonato mundial, em Yokohama, Japão, em 2006). “O mundial foi o ápice de Abel no Inter, que naquele ano também foi campeão da Copa Libertadores e campeão do mundo Fifa”, concluiu.

O técnico Abel Braga agradeceu pelo “honroso título de Cidadão de Porto Alegre, independente de ser colorado ou gremista, esta é uma cidade que acolhe, respeita e marca. Os que estão aqui representam todos os colorados”. O treinador falou da satisfação de reencontrar os presidentes do clube, com quem trabalhou. Sobre a conquista do título mundial, o técnico disse “este foi um sonho que foi cumprido. Os que estiveram comigo não imaginavam que seria tão incrível. A data de hoje representa um momento honroso para todos os colorados. Saio daqui com meu eterno carinho e gratidão por este dia inesquecível”, finalizou. 

O homenageado

Carioca de nascimento, Abel Braga é formado em Educação Física. Ele começou a carreira como jogador de futebol em 1968, no Rio de Janeiro. Atuou como atleta e treinador em vários clubes do Brasil e do exterior. Conquistou títulos de campeão como jogador e técnico de futebol. Também jogou pela seleção brasileira. Treinou o S.C. Internacional por sete vezes, sendo que a última vez foi em 2020. O maior título da sua trajetória profissional aconteceu em 2006, quando o Inter foi campeão mundial interclubes, no Japão, sob o comando do treinador.

O prefeito da Capital, Sebastião Melo, prestigiou a cerimônia. Também acompanharam a solenidade, a vereadora Cláudia Araújo (PSD), os vereadores Alexandre Bobadra (PSL), Cassiá Carpes (PP), Gilson Padeiro (PSDB), Jonas Reis (PT) e Pablo Melo (MDB), o atual presidente do Inter, Alessandro Barcelos, ex-presidentes e dirigentes do clube, a esposa do homenageado, Cláudia Braga, familiares e torcedores.

Texto

Glei Soares (reg. prof. 8577)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)