Abrasus pede CPI da Saúde e denuncia problemas na Capital
Durante a sessão ordinária desta quinta-feira (18/12), na Câmara Municipal de Porto Alegre, a Tribuna Popular foi ocupada pela Associação Brasileira em Defesa dos Usuários de Sistemas de Saúde (Abrasus) para tratar da saúde pública na Capital. A enfermeira do Pronto Atendimento da Cruzeiro do Sul (PACS) Rosana Metrangolo denunciou a gestão de 2014 da Secretaria Municipal da Saúde e afirmou que o ano foi um dos piores para a área na Capital. Segundo ela, enquanto diversos problemas dos postos de saúde e hospitais eram relatados na Cosmam (Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Câmara Municipal), o Executivo não dava respostas para a população.
Participamos de diversas manifestações dentro da Câmara, denúncias criminosas foram feitas, mas nenhuma resposta foi dada pelo Executivo. Nunca fomos recebidos pelo prefeito, jamais vi responsabilização da gestão., reclamou Rosana.
Terezinha Alves Borges, presidente da Abrasus, utilizou a tribuna para contar a situação dos usuários do SUS em Porto Alegre. De acordo com Terezinha, os problemas encontrados nos postos de saúde e hospitais da Capital aumentaram de 2013 para 2014. Entre as dificuldades, a ausência de médicos, a demora no atendimento, a falta de tecnologia nos postos e a recorrente insegurança dos usuários e trabalhadores nos estabelecimentos de saúde. A região mais afetada, segundo ela, seria o Morro dos Sargentos. Para as oradoras, instalar a CPI da Saúde na Câmara Municipal seria um passo para investigar os problemas na área.
Texto: Juliana Mastrascusa (estagiária de Jornalismo)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)