Acessibilidade das calçadas da cidade é precária
A ação que vereadores e pessoas com deficência (PCDs) realizaram na manhã desta quarta-feira (6/7), com a intervenção nas calçadas da cidade, detectou mais uma vez as inúmeras irregularidades urbanísticas que Porto Alegre ainda tem. Saindo da frente da Prefeitura Municipal e caminhando por várias ruas do centro, a vistoria encerrou o Seminário Cidade Acessível, Cidade de Todos, realizado na segunda e terça-feira, pela Câmara Municipal de Porto Alegre, que este ano desenvolve o projeto Transformando Leis em Direitos.
Conforme a presidente do Legislativo Municipal, vereadora Sofia Cavedon (PT), é impossível uma pessoa com deficiência circular com um mínimo de tranquilidade pelas ruas da cidade. Apesar das calçadas terem a rampa de acesso, logo eles esbarram ou em um poste, ou em um hidrante ou em uma banca. Sofia destacou que as pessoas sem deficiência já enfrentam várias barreiras, como calçadas esburacadas, falta de sinalização em obras, imaginem os que portam algum tipo de deficiência como a visual ou ser um cadeirante, enfatizou a vereadora.
O Seminário Cidade Acessível, Cidade de Todos abordou vários temas como: Autonomia deve ser garantia das cidades; Ações integradas; Reconhecer diferenças; Acessibilidade universal é utopia; e Integração pela dança.
Marta Resing (reg. prof. 5405)