Mandato

Acolhimento e inspiração: conhecendo o trabalho da Casa Lar Vanilda Faviero

Acolhimento e inspiração: conhecendo o trabalho da Casa Lar Vanilda Faviero
Acolhimento e inspiração: conhecendo o trabalho da Casa Lar Vanilda Faviero

Durante uma reunião no Gabinete da Vereadora Psicóloga Tanise Sabino na Câmara de Vereadores, realizada no dia 03 de agosto, Simone Flores, presidente da Associação Casa Lar Vanilda Faviero, apresentou um relato inspirador sobre o trabalho realizado por essa instituição em prol dos idosos da nossa comunidade. Com entusiasmo, Simone compartilhou os desafios enfrentados ao longo do tempo, destacando a dedicação incansável de sua equipe em oferecer um ambiente acolhedor e carinhoso para os idosos em situações vulneráveis.

De acordo com Simone Flores: “Este projeto tem a missão de tornar a nossa clínica de idosos acamados uma referência no estado do Rio Grande do Sul, atendendo a todas as exigências das Vigilâncias Sanitárias Municipal e Estadual, bem como do Ministério Público”.

A Casa Lar Vanilda Faviero é uma residência para até 30 idosos acamados, com  cuidados 24 horas por dia, atendimento médico e participam de atividades recreativas, deixando os moradores mais ativos e, consequentemente, melhora suas condições físicas e mentais. Um dos quartos permanece sempre vago, para aqueles que vêm do hospital e necessitam de cuidados especiais, ficando em isolamento por um período determinado de acordo com avaliação médica.

Simone Flores acrescenta ainda: “Nossa instituição conta com uma equipe multidisciplinar: médico, enfermagem, técnicos de enfermagem, nutricionista, cuidadores, fisioterapia, fonoaudiologia, psicólogo, assistente social, transporte por ambulância e parcerias com laboratórios para exames clínicos e de imagens. Tudo isso para garantir o melhor suporte aos idosos e suas famílias, assegurando os direitos e o bem-estar de todos, especialmente daqueles que tanto já contribuíram para a sociedade. Cada morador terá avaliações diárias e, quinzenalmente, esses resultados serão enviados à Secretaria Municipal de Saúde”.

A Vereadora Psicóloga Tanise Sabino parabenizou a importância do trabalho realizado. “Acreditamos que esse segmento é um dos mais próspero, devido ao constante aumento da parcela de idosos em nossa população, números que continuarão a crescer a cada ano. Um município que não cuida de seus idosos não valoriza seu passado, presente e futuro, já que todos nós seremos idosos um dia. Portanto, parabéns pelo seu trabalho”.

Na oportunidade, Simone Flores divulgou o evento chamado “Galeto do Bem da Associação Casa Lar Vanilda Faviero”, a ser realizado no dia 03 de setembro, no Sport Club Oriente, na cidade de Canoas, com o valor de R$ 50,00. O evento tem como objetivo angariar fundos para a instituição.

A reunião na Câmara de Vereadores transformou-se em um palco para expressar gratidão à Associação Casa Lar Vanilda Faviero e ao trabalho visionário de Simone. A presidente não apenas compartilhou conquistas e desafios, mas também destacou a importância contínua do apoio da comunidade e das autoridades locais. Seu relato ressoou profundamente, reforçando o papel vital que instituições como a Casa Lar desempenham no cuidado e promoção do bem-estar dos idosos em nossa sociedade.

Edição

Caroline Strüssmann Reg. Prof. 9228