Exposição

Adolescentes da Fase mostram fotos na Câmara

Imagens retratam atividades e espaços do cotidiano dos jovens Foto: Divulgação
Imagens retratam atividades e espaços do cotidiano dos jovens Foto: Divulgação
A Máquina Interior é a exposição de fotos feitas por adolescentes do Case POA I, unidade da Fundação Socio-Educativa do Estado (Fase), que está montada na Câmara Municipal de Porto Alegre. São 13 fotografias produzidas em janeiro e fevereiro de 2016 dentro do projeto cultural de férias da Fase, organizado por Giuliani Pedroso e Guilherme de Souza e desenvolvido por Maria Regina Abbud Dorneles em parceria com convidados e a Câmara.

O projeto desenvolve conteúdos de cidadania, como direitos e deveres dos cidadãos, educação, saúde, moradia, trabalho e lazer pertinentes ao cotidiano dos jovens da Fase. Segundo Maria Dorneles, a iniciativa nasceu da constatação da necessidade dos adolescentes, por meio de conversas e questionamentos, de trabalhar temáticas de interesse. As atividades tiveram como objetivo proporcionar práticas que promovam a participação dos jovens internos na sociedade, tendo como foco a inclusão social por meio da transformação individual.

Parceria com o Legislativo

A mostra é resultado de uma das atividades, a oficina de fotografia, que integrou as demais ações. Organizada com a ajuda da Seção de Memorial da Câmara, foi ministrada pelo fotógrafo Elson Sempé Pedroso, servidor do Legislativo, e pelo fotógrafo convidado Jorge Leão. Após os alunos adquirirem conhecimentos básicos sobre o funcionamento da máquina fotográfica e já terem experimentado a construção de alguns outros processos envolvidos nesta arte, aproveitaram a oportunidade para fazer uma correlação de suas trajetórias com tal experiência, abordando assuntos de seu cotidiano, suas dificuldades emocionais e seus hábitos. 

A exposição está montada no saguão do Saguão Adel Carvalho da Câmara Municipal (Avenida Loureiro da Silva, 255) até 8 de abril, com visitação de segundas a sextas-feiras das 8 às 18 horas. Entrada franca. Informações: (51) 3220-4318.

Texto e edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)