Homenagem

Airton Barcellos recebe o título de cidadão emérito por proposição de Tanise Sabino

Empresário Airton Barcellos é Cidadão de Porto Alegre
Empresário Airton Barcellos é Cidadão de Porto Alegre

 

Na noite do dia 18 de agosto, foi realizada uma Sessão Solene na Câmara de Vereadores para entrega do título de Cidadão Emérito de Porto Alegre ao empresário Airton Mello Barcellos. A proposição foi da Vereadora Psicóloga Tanise Sabino.

 Em fala na tribuna, Tanise destacou que a aprovação do projeto por unanimidade pela Câmara de Vereadores demostra o reconhecimento e o carinho que a cidade tem pelo homenageado. A vereadora disse que ao conhecê-lo, logo percebeu sua capacidade de liderança. "É um homem respeitado, trabalhador e honesto, que gosta de resolver problemas". Para Tanise, o currículo de Barcellos mostra um homem visionário e diferenciado.

 Representando o Prefeito Sebastião Melo, o Secretário Adjunto de Administração e Patrimônio (SMAP), Richard Dias, trouxe a saudação do líder do executivo municipal, agradecendo ao legado de geração de empregos e renda que o empresário Airton Barcellos ofereceu para a cidade ao longos dos anos.

 O Deputado Elizandro Sabino, representando a Assembleia Legislativa, também compôs a mesa e deixou sua saudação à plenária e ao homenageado, destacando: “este é momento de júbilo, de alegria, um momento único na vida de um homem, que é receber o título de cidadão da sua cidade”.

  Ao receber a medalha e o diploma de cidadão emérito, Barcellos utilizou a tribuna e afirmou receber o título com profunda emoção e gratidão, e que considera "honra indescritível" ser reconhecido por seu trabalho nesta cidade. Observou que tem buscado promover uma sociedade mais justa e inclusiva, que cada ação e esforço que faz é pelo desejo em transformar vidas e oferecer oportunidades a quem precisa. "Esta conquista pertence a todos os colaboradores que se uniram a mim nesta jornada. Este título é um incentivo a continuar contribuindo para melhorar a qualidade de vida das pessoas que vivem nesta cidade".

Sobre o homenageado

Airton Mello Barcellos nasceu em 1956, na Vila Santa Maria, no bairro Partenon, na cidade de Porto Alegre. No ano de 1960 se mudou, juntamente com sua família, para o bairro Sarandi, onde permaneceu até 1974, quando ingressou para o serviço militar, servindo no 3º Regimento de Cavalaria de Guardas – regimento Osório.

 É um empresário promissor e já desempenhou diversas atividades. Mesmo formado em técnico em contabilidade, iniciou sua vida profissional como motorista de táxi até ser aprovado em um concurso público do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.  Muito exigente e dedicado em suas atribuições, após seis meses de seu ingresso, foi promovido a chefe de sessão, onde exerceu atividades de extrema responsabilidade e importância, pois todos os recursos financeiros do hospital passavam por suas mãos, e contava com mais de 60 colaboradores sob sua supervisão.

 Mas o Airton Barcellos buscava mais, então, em 1980 começou a cursar Ciências Contábeis, e mesmo antes de concluir sua graduação iniciou sua carreira empresarial, criando duas empresas do ramo automobilístico: JANCAR, relacionada ao comércio de veículos e IMPORTCar, empresa importadora, que no início da década de 90 foi a pioneira a importar automóveis dos Estados Unidos para o Brasil. Com a queda do mercado de automóveis, no início do ano 2000, Airton ingressou no ramo do entretenimento, chegando a ter em seu quadro de colaboradores mais de 500 funcionários.

Empresário de multi empreendimentos, concomitante as empresas do ramo automobilístico, iniciou uma construtora independente para construção de imóveis residenciais, concluindo diversas obras nos bairros Jardim Planalto e Jardim Lindóia. Desde 2003 a Construtora e Incorporadora MXMV –Negócios Imobiliários, empresa familiar, encontra-se no mercado de condomínios horizontais para moradias unifamiliar, tendo lançado há pouco tempo os condomínios Eco Village Garden e Eco Village Mall, ambos na zona norte da capital.

 Seu tino inovador virou notícia na coluna de Marta Sfredo, da Zero Hora do dia 24 de janeiro de 2020. A matéria ressaltava para o primeiro empreendimento que previa um condomínio de casas residenciais com 11 pontos comerciais, entre eles um supermercado. Um investimento de 30 milhões de reais, movimentando mais de 300 empregos, de forma direta e indiretamente.

Texto

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)

Edição

Caroline Strüssmann Reg. Prof. 9228