TITULO DE CIDADANIA

Alcy Cheuiche é Cidadão de Porto Alegre

Homenagem ocorreu em solenidade na terça-feira, dia 04 de abril, no plenário Otávio Rocha. O vereador Pedro Ruas, líder do PSOL foi o proponente. Título foi aprovado por unanimidade

Alcy será Cidadão de Porto Alegre
Alcy será Cidadão de Porto Alegre

               O escritor Alcy Cheuiche recebeu, no dia 04 de abril de 2023, o título de Cidadão de Porto Alegre da Câmara de Vereadores. A solenidade de entrega foi no Plenário Otávio Rocha, às 19h, com transmissão ao vivo pela TV Câmara. A concessão do Título foi proposta pelo vereador Pedro Ruas (PSOL) e aprovada por unanimidade na sessão plenária do dia 09/10/2022, tendo sido sancionada, posteriormente, pelo Executivo Municipal.

Nascido em Pelotas, no dia 21 de julho de 1940, Alcy Cheuiche foi para o Alegrete com 4 anos, onde cresceu acompanhando e aprendendo as lides de campo, guiado pelo pai, avós e demais familiares. Muito cedo iniciou também sua trajetória na literatura, criando jornais ou espaços de debates nos meios estudantis. Embora sua formação seja voltada ao setor agropastoril, pois teve atividade como criador de gado e cursou a Faculdade de Engenharia Veterinária da UFRGS, realizando na sequência cursos de aperfeiçoamento na França e Alemanha, onde inclusive lecionou, sua atenção e pendores sempre estiveram voltados à escrita literária. Mesmo suas obras de ficção tem um forte embasamento na história seja universal, brasileira ou gaúcha. Tanto que sua obra, como um dos mais importantes escritores e literatos brasileiros, atravessou fronteiras e oceanos, por conta de seus livros de contos, romances, poesias e declamação, com obras traduzidas em muitos idiomas.

 Sua extensa obra literária e envolvimento com o setor cultural na Capital gaúcha, rendeu muitas distinções ao escritor como Medalhas Simões Lopes Neto, Mérito Santos Dumont, Ilha de Laytano Troféu Guri RBS, Oswaldo Vergara, Amigo da Marinha, Comenda Charrua e Prêmio Literário Açorianos, entre muitos outros. Integrou o Conselho Estadual de Cultura; foi Patrono da 52ª Feira do Livro de Porto Alegre, em 2006; é membro da Academia Rio-Grandense de Letras; Academia Brasileira de Medicina Veterinária e da Academia Líbano-Brasileira de Letras, Artes e Ciências e sócio fundador da Associação Gaúcha de Escritores.

Missões, Meio Ambiente e Justiça presentes na sua Obra

Entre os seus muitos escritos, Sepé Tiaraju - Romance dos Sete Povos das Missões é obra inestimável, feita em parceria com o fotógrafo Leonid Streliaev, que produziu as ilustrações, está publicada em dois Idiomas: Português e Alemão.  Foi uma obra destinada às comemorações pelos 190 anos da imigração alemã no Brasil.

A vida do ambientalista José Lutzenberger, livro que mostra a saga do obstinado Lutz pela proteção ambiental, ao lado do romance histórico da vida de Santos Dumont - Nos Céus de Paris são duas obras únicas.

Ana Sem Terra - 8ª Edição no Brasil (Sulina) - 1ª Edição na Alemanha (Ed. Evangélica Luterana); O Mestiço de São Borja, João Cândido - O Almirante Negro (ficção que narra a história do filho de escravos de Encruzilhada do Sul, que em 22 de janeiro de 1910 promoveu a revolta contra abusos, maus tratos e todo tipo de humilhações praticadas contra marinheiros, por direitos).

Oficinas Literárias e Patrono de Feiras Livres

Cheiuche criou as oficinas literárias que resultaram em 98 livros e em vários novos ou mesmo velhos escritores na praça. Um desses livros fruto das oficinas, “Legalidade 50 anos depois”, traz narrativas ficcionais de Rafael Balestrin, Vilmar Holz, Maria Rosa Fontebasso, Micheli Cardoso, Sandra Milani, Vera Carrion, Paulo Franquilin, Geni Oliveira, Léia Zimmer Neves e Henrique Lammel. O livro foi uma realização do Sind Bancários, patrocínio do Banrisul, pela editora Novaprova. O também Patrono dos Festejos Farroupilhas de 2011 participa com palestras, seminários, wokshops em todas as Feiras do Livro de Porto Alegre, Alegrete, Bagé, Rio Pardo, Guaíba, Gravataí, Dona Francisca, Sapucaia do Sul, Portão, Capão da Canoa, Gramado, Dois Irmãos, Pelotas, Ivoti e São Sepé. Na Feira de 2014, participou da Feira do Livro de Porto Alegre através da programação da Câmara de Vereadores, falando sobre literatura e arte no estande da instituição, a convite de Pedro Ruas.

Ruas destacou que “diante da inestimável contribuição deste gaúcho pelotense/alegretense à cultura gaúcha e brasileira, submeti a essa Casa Legislativa a proposta de honrá-lo com o título de Cidadão de Porto Alegre”. Pedro Ruas destaca que “Nós já sabemos quem é Alcy Cheuiche, sua contribuição à cultura, mas agora queremos que mais pessoas saibam”.

Sobre o título de Cidadão de Porto Alegre Alcy Cheuiche se diz muito emocionado, agradecido. Avalia que suas obras falam por ele e lembra que Porto Alegre foi sua cidade, seu lugar sempre, onde escreveu grande parte dos seus livros e desenvolveu sua atividade cultural. Aqui, ainda muito jovem, ele conseguiu ser o primeiro colocado na conclusão do curso de Veterinária. Colocação essa que lhe garantiu uma bolsa na Europa, na França, onde fez especializações e inclusive lecionou Veterinária naquele país. Mas sempre escrevendo anseios, crônicas, ou enviando artigos literários para jornais do Rio Grande do Sul, na época o Diário de Notícias e o Correio do Povo. “Posso dizer que a minha atividade como veterinário, como professor de Veterinária, me garantiu recursos para escrever. Tenho muitas esperanças de que o livro siga sendo uma das alavancas para que mais pessoas busquem, através do conhecimento, melhores condições ou que persigam sonhos”.