DESTAQUES

Alcy Cheuiche será Cidadão de Porto Alegre

Autor da proposta, Pedro Ruas, destaca que o escritor já foi Patrono da Feira do Livro e presidiu o Instituto Estadual do Livro. É conhecido internacionalmente

Alcy Cheuiche recebe homenagem
Alcy Cheuiche recebe homenagem

A Câmara Municipal de Vereadores aprovou, na sessão desta quarta-feira (09/10/2022, a concessão de título de Cidadão de Porto Alegre para o escritor gaúcho Alcy Cheuiche. Após a aprovação, o projeto, de autoria do líder do PSOL, vereador Pedro Ruas, será encaminhada à prefeitura para a sanção pelo Prefeito da Capital. A partir do ato do prefeito será marcada a entrega da distinção.

Nascido em Pelotas, no dia 21 de julho de 1940, Alcy Cheuiche foi para o Alegrete com 4 anos, onde começou sua trajetória na literatura, ainda pré-adolescente. Embora sua formação seja voltada ao setor agropastoril, pois cursou a Faculdade de Engenharia Veterinária da UFRGS, realizando na sequência cursos de aperfeiçoamento na França e Alemanha, sua atenção e pendores sempre foram voltados à escrita literária, aos anseios humanistas. Tanto que sua obra, como um dos mais importantes escritores e literatos brasileiros, atravessou fronteiras e oceanos, por conta de seus livros de contos, romances, poesias e declamação. A saga dos Sete Povos das Missões - Sepé Tiaraju, é obra inestimável que tem ilustração do grande fotógrafo Leonid Streliaev e está publicada em dois Idiomas: Português e Alemão. A vida do ambientalista José Lutzenberger é obra prima, ao lado do romance histórico da vida de Santos Dumont,  Nos Céus de Paris e de Ana Sem Terra - 8ª Edição no Brasil (Sulina) - 1ª Edição na Alemanha (Ed. Evangélica Luterana) e do O Mestiço de São Borja.

 Não satisfeito em fazer literatura, Cheiuche ainda conduz Oficinas Literárias nas quais dá oportunidade para muitos que querem escrever e precisam de um "empurrão de qualidade". Como resultado também aqui a saga missioneira ganhou espaço com o livro trilíngue Esta Tierra Tiene Dueño/Esta Terra tem Dono/Co yvy oguereco yara, contos em Espanhol, Português e Guarani, resultado dos escritos dos alunos de uma das oficinas literária promovida pelo SindBancário.

Ruas destacou que “diante da inestimável contribuição deste gaúcho pelotense/alegretense à cultura gaúcha e brasileira, submeti a essa Casa Legislativa a proposta de honrá-lo com o título de Cidadão de Porto Alegre”. Pedro Ruas destaca que Cheuiche. “Foi Patrono da Feira do Livro de Porto Alegre, é membro vitalício da Academia Rio-Grandense de Letras e sócio fundador da Associação Gaúcha de Escritores”, entre outras instituições.

Texto

jurema Josefa, Assessoria de Imprensa/Gabinete Pedro Ruas

Edição

Jurema Josefa (MTB 3.882/RS)