Frente Parlamentar

Além da Dor: Tanise Sabino fala de prevenção ao suicídio no Vale do Rio Pardo

Além da Dor: Tanise Sabino fala de prevenção ao suicídio no Vale do Rio Pardo
Além da Dor: Tanise Sabino fala de prevenção ao suicídio no Vale do Rio Pardo

No último dia 3 de maio a vereadora Psicóloga Tanise Sabino esteve em Santa Cruz do Sul e Venâncio Aires representando a Câmara de Vereadores de Porto Alegre em um evento da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (UNALE). Na parte da manhã ocorreu o 2º Simpósio Prevenção é a Solução na Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul a à tarde foi realizado o Ato do Basta de Autolesão, Depressão e Suicídio, em Venâncio Aires, município que carrega o triste estigma de ser o município gaúcho com o maior índice de suicídios.

O evento foi organizado pela Comissão de Prevenção a Depressão e Drogas da UNALE, presidida pelo deputado estadual do Amazonas, João Luiz; o Deputado estadual Alexandre Amaro do Paraná, vice-presidente da comissão; e o Deputado Elizandro Sabino, secretário da comissão. O público-alvo foram alunos, professores, educadores e profissionais da saúde. Na parte da manhã, o seminário foi realizado na Câmara de Vereadores de Santa Cruz, e contou com a presença da prefeita Helena Hermany, que abriu o evento, enfatizando: “a prevenção é solução sim! E é muito mais barata e eficaz, principalmente quando se fala em combate às drogas e suicídio. A prevenção é fundamental para construir uma sociedade equilibrada e próspera”.

O deputado estadual do Amazonas, João Luiz, em sua fala de abertura salientou que a educação é chave para resultados efetivos na prevenção: “quem tem conhecimento, tem poder”. O deputado Elizandro Sabino referiu sobre a importância do tema, e que como parlamentar, tem realizado ações de prevenção ao suicídio através da campanha “somos todos contra ao suicídio, automutilação e violência contra as mulheres”.

Já a presidente da Câmara de Vereadores de Santa Cruz, Bruna Molz, referiu que “por experiência própria, sei o quanto esta pauta é fundamental e por isso nossa casa está de portas abertas para discussão deste tema. Sejam bem-vindos nossos palestrantes desta manhã”.

A primeira palestrante da manhã foi da vereadora psicóloga Tanise Sabino, mestre em Psicologia Clínica, que abordou o tema “Além da dor: compreendendo a relação entre autolesão, depressão e suicídio”. A psicóloga e parlamentar iniciou sua fala apresentando as Frentes Parlamentares que criou e preside – Promoção à Saúde Mental, Prevenção do Suicídio e Automutilação; e Dependência Química: Prevenção, Tratamento e Ressocialização.  Cabe ressaltar, que em 250 anos de história do parlamento da capital gaúcha, tais temas nunca haviam sido abordados na forma de Frentes, como propôs Tanise.

Tanise fez uma retrospectiva histórica, lembrando a obra de Goethe “Os sofrimentos do jovem Werther” que desencadeou um grande número de suicídios, criando o tabu de que a publicização de suicídios na mídia poderia incentivar atos desta natureza. A parlamentar também destacou números impressionantes, como a estimativa de que 90% dos suicídios poderiam ser prevenidos e o fato de que a cada 40 segundos uma pessoa morre por suicídio no mundo, a cada 45 minutos uma pessoa morre por suicídio no Brasil, e por dia, mais de duas mil pessoas morrem por suicídio. Em torno de 800 à um milhão de pessoas morrem por ano, superando o número de óbitos de homicídios, acidentes de transporte, guerras e conflitos civis somados. Tanise frisou estes dados para dar força a importância de falar abertamente sobre o tema, promovendo a discussão na sociedade e a compreensão tanto à respeito dos sinais de alerta quanto aos fatores de risco e proteção.

A próxima palestrante foi a Marli da Costa, psicóloga, advogada, Pós-Doutora em Direitos Sociais pela Universidade de Burgos-Espanha que abordou o tema “Problemas de saúde e sociais causados pelas drogas”. Segundo a psicóloga Marli Costa, “pela primeira vez que eu ouço um grupo de deputados, fazer um trabalho como o de vocês. Isso sim é fazer política séria. Quero parabenizá-los por essa atuação, gostaria de ser uma parceira nesse projeto, para que possamos avançar, cada vez mais”. A psicóloga destacou em sua palestra os problemas causados pelas drogas e as políticas públicas de saúde e prevenção ao uso de substâncias psicoativas no Brasil. “A nossa sociedade está adoecendo, e precisamos trabalhar as políticas públicas na prevenção e tratamento da dependência química”, reforçou.

E o último palestrante foi o psicólogo Luciano Santos que concedeu um depoimento abordando as atividades e ações promovidas em escolas, buscando a valorização da vida. “Atendi muito em escolas, nos meus estágios, e via a necessidade de alunos e professores de conversar sobre o que sentiam. Eles, muitas vezes, me procuravam e pediam que eu pudesse ouvi-los, e assim começou o nosso trabalho: poder ajudar crianças, adolescentes e professores”.

Para o deputado Sabino, secretário da comissão de Prevenção a drogas e Suicídio da UNALE, “é fundamental que sejam realizados eventos como esse, que ajudam a conscientizar a população sobre os riscos e consequências da autolesão, depressão e uso de drogas, além de incentivar a busca por ajuda e tratamento. Nós estamos dando esse start aqui nossa região, para falarmos sobre esses temas tão importantes, porque falar é necessário!”

Em comum, tanto na fala das autoridades, quanto palestrantes e público que prestigiou o evento e participou através de perguntas e colocações, estiveram a importância da educação, da prevenção e da empatia. “Precisamos mudar nosso papel de vítimas para protagonistas” – como resumiu Silvia Lilian Caceres Ferroni, moradora da região que prestigiou o evento e saiu empolgada com o que ouviu no seminário, em especial a fala da Vereadora Tanise: “Fantástico, fora de série, amei! Saio daqui com muitos ensinamentos que quero multiplicar”.

O evento contou com a presença de diversas autoridades, entre eles o vereador Henrique Hermany, o coordenador regional de Educação da 6ª CRE – Santa Cruz do Sul, Luiz Ricardo Pinho de Moura, entre outros representantes dos poderes legislativo e executivo, da Ordem dos Advogados de Santa Cruz do Sul – OAB, além de integrantes da rede de atendimento integrada, professores e alunos da rede de ensino da região e profissionais que atuam na área de saúde, reforçando a importância de se discutir o assunto e buscar soluções para prevenir esses problemas.

Texto

Caroline Strüssmann Reg. Prof. 9228