Antonini, vice do Grêmio, é Cidadão Emérito da Capital
Presidente da Grêmio Empreendimentos, empresa que atua na construção da Arena, Eduardo Kenzi Antonini recebeu da Câmara Municipal de Porto Alegre, na noite desta sexta-feira (3/8), o título de Cidadão Emérito da Capital. A cerimônia, proposta pelo vereador Paulinho Rubem Berta (PPS), reuniu no Plenário Otávio Rocha familiares e amigos do homenageado além de torcedores do clube tricolor. Os trabalhos foram dirigidos pelo vereador Mauro Zacher (PDT), presidente do Legislativo porto-alegrense.
Rubem Berta, ao saudar Antonini em nome da Câmara Municipal, destacou a importância que a Arena terá para a revitalização do bairro Humaitá. Ela não está trazendo apenas obras para a região, mas a valorização dos cidadãos que lá residem. O vereador fez um paralelo entre o novo estádio e o Shopping Iguatemi que, na década de 1980, transformou o bairro Passo de Areia e afirmou que o futuro estádio faz os moradores acreditarem na evolução. Esta homenagem é uma forma da cidade agradecer por aquilo que está sendo feito por ela.
Sonho
É um privilégio ter contado em toda minha vida com pessoas especiais, disse Antonini ao fazer seu agradecimento. O homenageado, ao citar a presença de seus pais, esposa e filhos na sessão solene, disse ser a família a base de tudo e externou ainda seu amor pelo Grêmio: que segue sua sina histórica, de mais uma vez levar desenvolvimento a um bairro de Porto Alegre. O primeiro passo para um sonho é saber que ninguém constrói nada sozinho. Todos os que me apoiaram nesta trajetória tem um pouco deste título que hoje recebo, finalizou.
Também estiveram presentes na sessão solene os vereadores Airto Ferronato (PSB), Tarciso Flecha Negra (PSD), Alceu Brasinha (PTB) e João Carlos Nedel (PP), além do prefeito José Fortunati. Igualmente participaram Eduardo de Souza Pinto, da Arena S.A.; Newton Quites, da Federação Brasileira de Associações de Engenheiros; Jorge Krieger de Melo, do Conselho de Cidadãos Honorários de Porto Alegre; Raul Régis de Lima, do Conselho Deliberativo do Grêmio e o deputado Paulo Odone, presidente do Grêmio.
Homenageado
Natural de Porto Alegre, o homenageado é graduado em Engenharia Elétrica pela Ufrgs e desde 2001 é membro do Conselho Deliberativo do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, no qual também desempenhou a função de vice-presidente de Planejamento, entre 2005/2008, quando foi implementado o primeiro planejamento estratégico do clube. Nesse período, foi um dos elaboradores do Projeto Arena. Atualmente é também vice-presidente do Grêmio.
Antonini foi ainda presidente do Comitê Executivo RS Copa 2014, em 2009, e secretário estadual Extraordinário da Copa do Mundo 2014. Nesta função, coordenou, em 2010, as atividades do Estado relacionadas com a Copa do Mundo realizada na África do Sul e esteve à frente de projetos como a ampliação do Aeroporto Internacional Salgado Filho e a modernização do Cais Mauá. Também atuou no Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região como diretor de tecnologia da informação, de 1997 a 2010.
Edição e texto: Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)