Plenário

Aprovada a inclusão da educação digital em currículo escolar no município

  • Ensino digital
    Proposta busca ensinar alunos a utilizar internet de forma adequada (Foto: Rafaela Redin / PMPA)
  • Monica Leal na tribuna.
    Mônica Leal (PP) (Foto: Isabelle Rieger/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou hoje (3/8) projeto de lei que institui o ensino de educação digital no currículo escolar dos ensinos fundamental e médio das escolas da Rede Municipal de Ensino da Capital. A autora do projeto é a vereadora Mônica Leal (PP). "O intuito do projeto é promover, de forma preventiva, a educação para a utilização adequada e segura das redes sociais e das mídias, de forma a formar cidadãos responsáveis", explica a vereadora.

O projeto estabelece que a chamada Cidadania Digital deverá integrar as disciplinas do currículo escolar por meio de atividades realizadas como conteúdos transversais. Entre os objetivos da proposta estão a filtragem do acesso à internet no ambiente escolar, a fim de impedir a visualização de conteúdo inadequado por alunos e funcionários; e o incentivo ao comportamento apropriado em relação ao uso da tecnologia, incluindo alfabetização digital, ética, etiqueta, educação midiática e segurança. 

O ensino de Cidadania Digital contará com as seguintes ações: promoção de orientações em tempo real para professores sobre como trabalhar os conteúdos em sala de aula e possibilitar tirar dúvidas com psicólogos sobre formas de lidar com casos de cyberbullying e exposição dos alunos na internet; e discussões com os alunos relacionadas a temas cotidianos do universo on-line, tais como crimes de internet, direito de imagem e comércio digital.

Texto

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)