PLENÁRIO

Aprovada autorização de contratação de financiamento para obras em ciclovias

Orla do Guaíba. Trecho Três. Ciclovia. Bicicleta. Lazer. Ciclista. Trecho 3.
Valor a ser captado será de até R$ 20 milhões (Foto: Leonardo Lopes/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou na sessão desta segunda-feira (11/12) projeto de lei do Executivo que autoriza a contratação de operação de crédito junto ao Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) para obras de infraestrutura cicloviária. O financiamento será de até R$ 20 milhões.

Na justificativa do projeto, o Executivo afirma que serão objeto do financiamento a implantação de bicicletários em 11 terminais de transporte e de 36,9 km de infraestrutura cicloviária, entre ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas. As obras estão divididas em quatro lotes, dos quais três já contam com projeto existente. A Zona Norte é a área da cidade que será mais beneficiada, conforme a Prefeitura.

O texto informa que, desde 2009, a Capital conta com o Plano Diretor Cicloviário Integrado (PDCI), que propôs uma rede cicloviária de 495 km. Em 2021, a malha tinha 60,6 km, “ainda muito abaixo dos 495 km previstos no PDCI”, afirma a Prefeitura.

O projeto busca construir na cidade “uma malha cicloviária mais robusta e abrangente e com maior possibilidade de integração intermodal ao oferecer acessos cicloviários a terminais de transporte e ao dotá-los de bicicletários”, destaca a Prefeitura. Segundo o Executivo, “os benefícios esperados de estímulo ao modal cicloviário, priorização dos meios de transporte não-motorizado e coletivo, organização da circulação viária, redução da poluição atmosférica e sonora, redução dos congestionamentos e promoção da segurança viária superam os custos necessários e correspondentes à operação de crédito pleiteada”.

Texto

João Flores da Cunha (reg. prof. 18241)

Edição

João Flores da Cunha (reg. prof. 18241)