Plenário

Aprovada criação de ambulatórios para atendimento a recuperados da Covid-19

  • Ambulatório Covid
    Ambulatórios vão tratar as sequelas causadas pela Covid-19 (Foto: @CristineRochol)
  • Vereadora Psicóloga Tanise Sabino na tribuna
    Psicóloga Tanise Sabino (PTB) (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou hoje (8/6) projeto de lei que prevê a implantação de ambulatórios para atendimento a pacientes recuperados da Covid-19, residentes no Município, que apresentem complicações decorrentes da doença. A proposta, de autoria da vereadora Psicóloga Tanise Sabino (PTB), estipula que os ambulatórios contarão com equipes multidisciplinares, podendo dispor dos seguintes profissionais: médicos de diversas especialidades, como psiquiatria, pneumologia, cardiologista, urologia e neurologia, entre outras;  psicólogos; e fisioterapeutas.

As despesas decorrentes da execução da lei correrão por conta de dotações orçamentárias próprias, suplementadas se necessário. Psicóloga Tanise Sabino destaca que, enquanto algumas pessoas ficam assintomáticas ou apresentam apenas sintomas leves, há pacientes que precisam de internação, oxigênio e, em casos mais graves, intubação, necessitando, muitas vezes, de um longo período de internação. “Com isso, percebeu-se que muitos pacientes, após vencerem o coronavírus, ficam com sequelas psíquicas ou físicas. Segundo especialistas, pacientes que desenvolveram a forma mais grave da Covid-19 podem ser afetados nos sistemas pulmonar, cardiovascular, urinário e neurológico, além da saúde mental”, justifica.

Conforme a vereadora, a sensação de “quase morte” pode abalar a saúde mental dos pacientes, mesmo curados da doença. “Ainda há aqueles que passam por um longo período internados, até mesmo sedados em virtude da intubação, e que, quando recuperados, precisam reabilitar sua mobilidade”, acrescenta.

Texto

Assessoria de Imprensa CMPA

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)