Plenário

Aprovada criação de espaços para prática de acrobacias com motos

  • Wheeling
    Wheeling é a prática de fazer acrobacias com motocicletas (Foto: Divulgação / CBM)
  • Período de Comunicações em homenagem aos 17 Anos do Centro Social Padre Pedro Leonardi. Na foto, vereadora Cláudia Araújo
    Cláudia Araújo (PSD) (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

O Plenário da Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou hoje (9/11) projeto de lei que reconhece o wheeling como prática esportiva na cidade. O wheeling consiste na prática de manobras e acrobacias com motocicleta. A proposta é de autoria da vereadora Cláudia Araújo (PSD). "A prática em vias públicas é vedada pela legislação de trânsito brasileira. Nesse sentido, é necessária a existência de um espaço onde possa ser praticado com segurança", explica a autora.

Pelo projeto, o wheeling fica reconhecido como prática esportiva no município de Porto Alegre, bem como outras manobras de motocicletas ou práticas acrobáticas assemelhadas, desde que realizados em exibições típicas do segmento e em local devidamente destinado a essa finalidade. Os locais liberados para o esporte poderão ser públicos ou privados e neles poderão ser realizados treinos, eventos, competições e demais encontros com o intuito de difundir a cultura e incentivar a prática segura das manobras de motocicleta.

A proposição também define normas para realização e participação nas apresentações de wheeling. São requisitos mínimos ao licenciamento para a prática esportiva pista com asfalto de qualidade e medidas mínimas de 80 metros de comprimento por 25 metros de largura; local destinado ao público espectador, com observância dos mesmos requisitos de segurança implementados para modalidades esportivas semelhantes; comprovação, por parte dos organizadores do evento ou da competição, da implementação de todas as normas de segurança e proteção dos pilotos recomendadas pela Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM); uso dos equipamentos obrigatórios de segurança; e uso de motocicletas devidamente regulares e com licenciamento em vigor junto ao Detran-RS.

Texto

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)