Plenário

Aprovada criação de programa de empreendedorismo nas escolas

  • Escola municipal, EMEF, educação básica, Porto Alegre, SMED, estudantes
    Proposta pretende orientar estudantes sobre como empreender (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
  • Vereador Márcio Bins Ely
    Márcio Bins Ely (PDT) (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)

O Plenário da Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou hoje (29/11) projeto de lei que institui o Programa Municipal de Empreendedorismo nas escolas municipais. Trata-se de uma proposta apresentada pelo vereador Márcio Bins Ely (PDT). Também foram aprovadas as emendas 01 e 02 .

O projeto estabelece que o programa buscará estimular o desenvolvimento do município como um todo, bem como o desenvolvimento local; contribuir para a formação da base tecnológica; fomentar a atividade econômica; e apoiar a criação e a gestão de pequenas empresas.

As diretrizes previstas incluem a criação de incubadoras empresariais dentro das escolas integradas e capacitação de seu corpo docente; orientação do ensino para acompanhar novas tendências tecnológicas; estímulos à realização de pesquisas, experimentos e atividades que visem ao aprimoramento de ideias e ao efetivo funcionamento dos negócios implementados; promoção da entrada de novos produtos e serviços no mercado; e realização de convênios e acordos de cooperação técnica.

"A cada dia, o mundo se torna mais competitivo, com uma enorme quantidade de novas tecnologias e meios de desenvolvimento da sociedade como um todo, em especial na área tecnológica. Nesse sentido, é mister criar, nas escolas de nível médio do município, uma política voltada ao empreendedorismo.

Texto

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)