Artes

Aprovada designação de Xico Stockinger para o Atelier Livre

Sofia Cavedon Foto: Elson Sempé Pedroso
Sofia Cavedon Foto: Elson Sempé Pedroso

Proposta da vereadora Sofia Cavedon (PT) que denomina o Atelier Livre da Prefeitura de Porto Alegre, órgão da Secretaria Municipal da Cultura, de “Atelier Livre Xico Stockinger” foi aprovada na Câmara Municipal. Xico nasceu em 1919 e morreu em 2009. Foi diretor do Museu de Arte do RS duas vezes. Segundo a vereadora, a homenagem a Xico, reconhecido por todos como um dos maiores artistas gaúchos do pós-guerra e que levou Porto Alegre aos mais diversos locais no Brasil e exterior, é de suma importância, pois não bastasse a sua condição como artista, Stockinger destacou-se como intelectual e como agente progressista na gestão pública de cultura.

Conforme Sofia, a conquista é dos artistas e historiadores que tiveram a iniciativa. “Agora vai para a sanção do prefeito, esperamos mobilização para garantirmos esta homenagem ao grande mestre, e esta valorização do Atelier, que precisa de apoio para voltar a ter a importância que já alcançou na cultura da cidade e do estado”, destaca.

 

Xico Stockinger


O artista plástico e humanista Francisco Alexandre Stockinger (1919-2009), falecido há três anos, esteve entre os porto-alegrenses quase seis décadas, com uma produção incessante. Stockinger também foi chargista esportivo e da política; em A Hora e na Folha da Tarde, frequentemente lutava pelas causas populares com o personagem Senhor Quilovate, contra a carestia da luz elétrica, assim como denunciava a corrupção e o custo de vida. Foi também cronista de arte e líder da classe dos artistas, ao presidir durante três mandatos consecutivos a Associação Chico Lisboa. Participou ainda, como protagonista, no Movimento dos Intelectuais pela Legalidade, em 1961, quando liderou o manifesto e as movimentações das classes artísticas, em apoio ao movimento liderado por Leonel Brizola.


Texto:  *Marta Resing (reg. prof. 5405)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)

*Gabinete da Vereadora Sofia Cavedon