PLENÁRIO

Aprovada Moção de Solidariedade à Associação de Vítimas da Covid-19

Movimentação de plenário
Vereadores em plenário na sessão de hoje (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou, em sessão extraordinária na madrugada desta quinta-feira (15/7), Moção de Solidariedade à Associação de Vítimas e Familiares de Vítimas da Covid-19 (Avico). O requerimento foi apresentado pelos vereadores Pedro Ruas (PSOL), Roberto Robaina (PSOL), Matheus Gomes (PSOL), Karen Santos (PSOL), Leonel Radde (PT), Jonas Reis (PT), Reginete Bispo (PT) e Bruna Rodrigues (PCdoB). 

Conforme os proponentes da Moção, a Avico foi idealizada por duas vítimas da Covid-19: a assistente social e ativista dos direitos humanos Paola Falcetta, 46 anos, que teve a doença e conseguiu se recuperar, mas que perdeu sua mãe para a doença, e o advogado e ativista Gustavo Bernardes, com larga experiência na militância dos direitos da população portadora de HIV, que igualmente foi acometido pelo coronavírus, tendo passado 20 dias hospitalizado, sendo dez deles em Unidade de Tratamento Intensivo. “Foi assim, em decorrência do sofrimento vivenciado por ambos que, unidos, resolveram eles que já seria a hora de somar esforços com outras pessoas com vivências e traumas semelhantes e, a partir de então, organizarem uma agenda de luta e trabalho pela melhoria das condições de vida e saúde dessas centenas de milhares de vítimas brasileiras, a maioria delas ainda anônimas, diante da magnitude dessa tragédia que diariamente tem nos assolado”, explicam.

A Avico foi oficialmente criada em Porto Alegre no último dia 8 de abril, em assembleia virtual que votou e aprovou o estatuto proposto e formalizou Gustavo como presidente e Paola como vice. De acordo com os autores, a  Associação terá como objetivo a representação dos interesses dos associados, promovendo apoio jurídico, social e psicológico para vítimas e familiares de vítimas da Covid-19, além de poder eventualmente ajuizar ações quando entender que direitos dos seus associados estejam em risco. A entidade não possui fins lucrativos, contará com a colaboração voluntária de associados e interessados em fortalecer o seu campo de atuação e objetiva a promoção de debates sobre a doença e as consequências físicas, psicológicas e cognitivas por ela causadas, bem como defenderr o Sistema Único de Saúde (SUS), a vacinação em massa e o apoio à pesquisa e ao desenvolvimento de práticas de enfrentamento à Covid-19.

Quando a Moção foi apresentada, o Brasil registrava mais de 479 mil mortes por Covid-19. Para os autores, neste momento, “é imperioso e urgente que se acolham todas as iniciativas como a aqui referida, pois são ações efetivas como essas que, somadas ao esforço de todos os gestores públicos, poderão amenizar minimamente o sofrimento já experimentado por milhares de famílias brasileiras”.

 

Texto

Ana Luiza Godoy (reg. prof. 14341)

Edição

Marco Aurélio Marocco (Reg. Prof. 6062)