Plenário

Aprovada política de composteiras em parques da cidade

  • Oficina prática de compostagem e hortas urbanas na cooperativa Paulo Freire.
    Produto da compostagem será utilizado nos próprios parques (Foto: Henrique Ferreira Bregão)
  • Vereadora Cláudia Araújo
    Cláudia Araújo (PSD) (Foto: Brenda Rodrigues/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou hoje (8/5) projeto de lei que institui a Política de Criação de Composteiras na Capital, com a finalidade de dar destinação adequada aos resíduos sólidos orgânicos oriundos de parques e espaços públicos. O projeto é de autoria da vereadora Cláudia Araújo (PSD). Junto com a proposta foram aprovadas também as emendas 01 e 03 .

Pelo projeto, serão instaladas composteiras nos parques públicos do município, exceto nos parques que possuírem dimensão inferior a dez hectares, os quais poderão utilizar as composteiras de outros parques. O número de composteiras em cada parque será suficiente para a quantidade de resíduos produzidos no local. Os servidores que atuam nos parques municipais receberão treinamento para que possam operar os processos de compostagem. Poderão ser instaladas composteiras também em praças, mediante solicitação dos prefeitos e prefeitas de praça e aprovação de órgão competente. A proposta prevê ainda que a produção de húmus de cada parque será aproveitada no próprio local, podendo, em caso de produção excedente, ser utilizada em outros espaços públicos.

"Ao estimular a prática da compostagem, reduz-se a destinação de resíduos da forma nociva ao meio ambiente e, por consequência, a poluição, o acúmulo de animais e de outros vetores de doenças, a contaminação do solo e de lençóis freáticos, dentre outros fatores prejudiciais", explica a vereadora.

Texto

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)