Plenário

Aprovada reserva de vaga em estacionamento a quem doar sangue

  • Reunião sobre a importância da doação de sangue.  Presentes representantes do hemocentro, Maria de Lurdes Peck, e Hospital Independência, Sérgio Felizardo Medina
    Proposta busca facilitar a vida dos doadores (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)
  • Movimentações de plenário. Na foto, o vereador Márcio Bins Ely.
    Vereador Márcio Bins Ely (PDT) (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou hoje (17/4) projeto de lei que assegura aos doadores de sangue reserva de, no mínimo, uma vaga em estacionamento público ou privado situado em frente aos bancos de sangue e hemocentros localizados na cidade. O projeto é assinado por Márcio Bins Ely (PDT) e subscrito por outros 16 vereadores.

Conforme o projeto, as vagas deverão ser posicionadas de forma a garantir a maior comodidade ao doador de sangue e ser identificadas com placas, sinais e símbolos específicos e sinalização vertical, a qual deverá conter os seguintes dizeres: "Vaga exclusiva para doadores de sangue". 

"A iniciativa se caracteriza por ser de grande relevância e de apoio aos doadores, que estarão certos de um conforto e estímulo significativos para o seu ato. Em dias de alta demanda, que ocorrem principalmente quando há correntes de pedidos de doação ou campanhas de incentivo, as vagas de estacionamento existentes são insuficientes para atender os doadores e muitos acabam desistindo por não as encontrar. A disponibilidade de estacionamento assegurará um grande apoio para que o desejo do doador não encontre empecilhos na sua jornada", explica Bins Ely.

 

Texto

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)