Plenário

Aprovado financiamento para maior eficiência energética nas escolas

Visita da CECE à Escola Mário Quintana, no bairro Restinga.
Projeto prevê placas de energia solar em 70 escolas municipais (Foto: Henrique Ferreira Bregão/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou hoje (19/12) projeto de lei que autoriza o Poder Executivo a contratar operação de crédito com o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), no valor de até R$ 22 milhões, para financiar o projeto Luz do Saber, que visa a promover eficiência energética em toda rede municipal de ensino.

O projeto prevê a contratação de consultoria técnica para instalação de conjunto de medidas de eficiência energética, aquisição de equipamentos e conforto térmico, instalação de usinas de geração distribuída (placas de energia solar) em 70 escolas e eficiência na totalidade da rede de ensino de Porto Alegre.

Conforme dados da Secretaria Municipal de Ensino, o consumo médio das 97 escolas do município em 2018 foi de aproximadamente 4,81 GWh, o que representa um custo anual de cerca de R$ 4,03 milhões. De a cordo com a prefeitura, 46% é iluminação interna, 27% externa, 13% equipamentos de cozinha, 11% climatização e ventilação e 3,5% em outros gastos. “Com base nisso, foram identificadas medidas de eficiência energética e conforto térmico, a fim de reduzir a demanda por energia e seus custos, além de melhorar o conforto térmico dos ambientes”, destaca o projeto. 

O financiamento contemplará a contratação de empresa para fornecimento de usinas fotovoltaicas, com instalação, conexão à rede de distribuição, operação e manutenção por um período de 12 meses.

Texto

Assessoria de Imprensa CMPA

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)

Tópicos:BRDEfinanciamentorede municipal de ensinoeficiência energéticaLuz do Saberenergia solar