PLENÁRIO

Aprovado projeto para doação de cabelos a pessoas em tratamento de câncer

Movimentação de plenário. Vereadora Comandante Nádia
Comandante Nádia (PP) é a autora do projeto (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou na sessão ordinária desta segunda-feira (05/09), o projeto que cria o Programa de Incentivo à Doação de Cabelos para Pessoas em Tratamento de Câncer no Município de Porto Alegre. A autoria da proposta é da vereadora Comandante Nádia (PP). "Essa ação solidária beneficia os dois lados, quem doa os cabelos e quem recebe as perucas, buscando fortalecer a autoestima, que está diretamente relacionada com autoconfiança, um fator fundamental para vencer o desafio de um longo tratamento", explica a autora.

O programa criado pelo projeto tem a finalidade de sensibilizar as pessoas com relação à doação de cabelos, para que Organizações Não Governamentais (ONGs) e demais entidades representativas sem fins lucrativos produzam perucas, que serão distribuídas gratuitamente a pessoas carentes ou de baixa renda em tratamento contra o câncer. As perucas confeccionadas a partir das arrecadações também poderão ser destinadas à rede de hospitais especializados em tratamento de pacientes com câncer e localizados no município.

Conforme o projeto, o Programa poderá ser desenvolvido e difundido por entidades representativas, ONGs e demais colaboradores, por meio de ações, eventos, projetos, divulgações e demais atividades voltadas à conscientização acerca da importância da doação de cabelos para confecção de perucas.

"Muitas mulheres gostariam de utilizar perucas durante o tratamento, contudo, não possuem acesso ao acessório, muitas vezes em função de seu alto custo. Ao mesmo tempo, existem pessoas interessadas em doar as madeixas cortadas a fim de ajudar pacientes oncológicos, mas não como sabem fazê-lo", observa a vereadora Comandante Nádia.

 

Texto

Andressa de Bem e Canto (reg. prof. 20625)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)