Plenário

Aprovado projeto para regularizar dívidas com o Demhab

Moradias populares
Proposta facilita renegociação de débitos imobiliários (Foto: Maria Emília Portella/SMDSE PMPA)

Os vereadores aprovaram, na tarde desta quinta-feira (25), na Câmara Municipal de Porto Alegre, Projeto de Lei do Executivo 021/21 que institui o Programa de Recuperação de Débitos oriundos de contratos de natureza habitacional de financiamento do Sistema Financeiro da Habitação (SFH) e de Recursos Próprios, concessões e permissões com o Departamento Municipal de Habitação (Demhab). A medida visa a regularização de contratos, quitações de dívidas e financiamento de imóvel com desconto. 

 

O programa tem a finalidade de reduzir inadimplência, regularizar situação contratual dos beneficiários de imóveis do Demhab e possibilitar ao mutuário a quitação antecipada do imóvel próprio para registro da propriedade. Pela proposta, os beneficiários poderão quitar débitos com exclusão de juros moratórios, incluída apenas a correção monetária do débito, com parcelamento em prazo máximo de 24 meses, com descontos sobre o total do débito vencido.

 

A proposta prevê ainda que após a negociação efetivada, o inadimplemento de qualquer parcela do plano de quitação do Programa de Recuperação de Débito implicará na desistência do plano de quitação e os valores pagos representarão amortização do débito integral, o qual será inscrito na dívida ativa e inserido em cadastros restritivos de crédito. Os devedores que realizaram parcelamentos anteriores poderão aderir ao programa proposto, durante a vigência. A adesão ao Programa será conforme Instrução Normativa do Demhab, que indicará a data de inclusão disponível, por empreendimento habitacional, com prioridade para as operações com matrícula individualizada.

 

Foram aprovadas quatro emendas ao projeto.

Texto

Grazielle Araujo (reg.prof.12855)

Edição

Marco Aurélio Marocco (Reg. Prof. 6062)