Plenário

Aprovado projeto que institui o colar de girassol para identificar pessoa com deficiência oculta

  • Colar de girassol
    Colar identifica pessoas com autismo
  • Vereador Claudio Janta
    Cláudio Janta (SD) (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou hoje (9/3) o PLL 241/21, de autoria do vereador Claudio Janta (SD), que institui o uso do colar de girassol como instrumento auxiliar de orientação para a identificação de pessoas com deficiência oculta no município de Porto Alegre. A ideia é de que o colar seja composto de uma faixa estreita de tecido ou material equivalente, na cor verde, estampada com figuras de girassóis.

De acordo com o proponente, pessoas com deficiência oculta, como Transtorno de Espectro Autista e Déficit de Atenção, “bem como aqueles que sofrem de fobias extremas, têm dificuldade de se manter por muito tempo em determinados locais, gerando tensão e nervosismo a si e aos seus familiares”. A proposta diz que o uso do colar de girassol em espaços públicos como aeroportos, pontos turísticos, rodoviárias e supermercados auxilia na conscientização dos funcionários desses locais de que essas pessoas precisam de atenção especial, “não necessitando oferecer maiores explicações ou justificativas, já que a deficiência se faz oculta”.

O texto da proposta traz exemplos positivos da adoção do colar. O aeroporto de Manchester (Inglaterra), por exemplo, conta com salas sensoriais para pessoas com deficiências ocultas. “Lá, elas podem se sentir seguras e encontrar um pouco de tranquilidade em meio ao tumulto provocado, do lado de fora, pela movimentação dos passageiros e funcionários das companhias aéreas”, aponta Janta. O vereador acredita que medidas como essa “buscam dar aos seus usuários um tratamento mais humanizado”.

Texto

Assessoria de Imprensa CMPA

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)