Arildo Bennech Oliveira recebe o título de Cidadão de Porto Alegre
A Câmara Municipal de Porto Alegre concedeu, em sessão solene realizada nesta sexta-feira (18/5) à noite, o título de Cidadão de Porto Alegre a Arildo Bennech Oliveira. Realizada no plenário Otávio Rocha da Casa, a sessão foi presidida pelo vereador Mauro Zacher (PDT). Agradecendo a homenagem, Arildo agradeceu aos seus familiares e, em especial, ao seu pai. Lembrou ter começado seus negócios juntamente com seu irmão, já falecido. "Ele foi meu companheiro de todas as horas. Esta conquista tem um pouco de sua dedicação."
O empresário lembrou também seu início como padeiro na década de 1980. "Quando menino, era muito revoltado pela forma discriminatória como os padeiros eram tratados pela sociedade", disse o homenageado. Ele ressaltou que, na época em que tomou posse como presidente do Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria e de Massas Alimentícias e Biscoitos do RS, em 1995, o setor gerava 5 mil empregos diretos.
"Nestes anos todos, desenvolvemos nossas padarias. Obtivemos mais qualidade e ganhamos reconhecimento. Hoje, o setor gera 65 mil empregos diretos e 4 bilhões de faturamento anual. Esse título da Câmara me deixou comovido e agradecido, pois considero os vereadores companheiros de batalha." Ao encerrar sua fala, Arildo Bennech Oliveira fez homenagem especial ao ex-vereador "amigo e panificador" Ervino Besson, já falecido, "que tão cedo nos deixou".
Proponente da homenagem, o vereador Mauro Pinheiro (PT) destacou a liderança empresarial de Arildo no setor de panificação e confeitaria, muito importante para o desenvolvimento da economia gaúcha. "Eu, como comerciante, muitas vezes pude participar em feiras juntamente com o Arildo, que estava lá presente mostrando inovações no setor de panificação."
Mauro Pinheiro destacou ainda a preocupação que Arildo sempre demonstrou em relação à sua comunidade. "Ele nunca esqueceu sua origem. Esta é uma homenagem às pessoas que trabalham com um setor que enfrenta tantas dificuldades e promove muitas inovações. Homenageamos o Arildo pela forma brilhante como tem trabalhado pela economia da cidade e do estado, como grande líder que é."
Trajetória
Arildo Bennech Oliveira nasceu em 14 de janeiro de 1956, na cidade de Canoas (RS). Desde cedo, Arildo demonstrou inserção e liderança nos grupos em que atuava, presidindo entidades estudantis secundaristas de Sapiranga na década de 1970. Já adulto, envolveu-se nos assuntos de sua comunidade, tendo exercido a liderança em diferentes atividades de cunho social, comunitário e empresarial.
No final da década de 1980, presidiu também o Rotary Club de Viamão, no qual atuou, nas gestões posteriores, como membro do conselho-diretor, participando ativamente das atividades e das campanhas. Em 1996, recebeu o título de Companheiro Paul Harris do Rotary Club International e, em 1999, o Diploma de Honra ao Mérito por serviços prestados nas campanhas Pólio Plus.
Na área empresarial, Arildo também possui atuação destacada. Proprietário do Panifício Superpan, empresa com sede em Viamão e fundada em 1968, é seu diretor há 34 anos. Atualmente, o Grupo Superpan congrega mais de quinhentos colaboradores, sendo pioneiro na fabricação de pães congelados no Rio Grande do Sul. A empresa, situada em Rio Pardo, funciona desde 2007 como a mais moderna fábrica de pães e derivados de panificação congelados do sul do Brasil.
Em 2003, a Superpan recebeu o Prêmio de Responsabilidade Social pelo fornecimento de pães à creche Palhacinho Triste, em Viamão, e pela ação de mobilização e participação dos funcionários, aumentando a consciência da atuação coletiva em prol daqueles que necessitam.
Arildo preside, desde 1995, o Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria e de Massas Alimentícias e Biscoitos do Rio Grande do Sul (Sindipan/RS). À frente dessa entidade, recebeu vários prêmios, entre os quais o Prêmio Destaque Gaúcho Empresarial, e também auxiliou na formação da primeira Cooperativa de Crédito das Micro e Pequenas Empresas, a Sicredi Empreendedores.
Ainda no segmento empresarial, por meio de sua empresa e área de atuação, participa da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria. É vice-presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs) e membro de seu conselho de seu conselho de representantes e do Serviço Social da Indústria (Sesi), no qual já exerceu o cargo de presidente do conselho consultivo.
Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)