OPINIÃO

ARTIGO: Porto Alegre de todos nós!

Movimentação de plenário.
Movimentação de plenário. (Foto: Fernando Antunes/CMPA)

Há 251 anos, em março de 1772, era fundada a Freguesia de São Francisco do Porto dos Casais.Começara a tomar forma aquela que viria a ser a Capital de todos os gaúchos, a nossa amada Porto Alegre. A terra dos índios guaranis, e também dos italianos, alemães, espanhóis, africanos, judeus e libaneses. A capital da pluralidade de povos, de ideias, e de culturas. A Porto Alegre de todos nós.

Celebrar o aniversário da nossa cidade é comemorar a força de um povo que tem aprendido cada vez mais a amar sua terra, e a buscar em conjunto o caminho do desenvolvimento. E por falar nisso, não há celebração maior para nossa Capital, do que vermos no dia-a-dia a transformação pela qual passa, caminhando ao encontro do progresso e do bem estar social. 

Com o passar dos anos, nesse mais de ¼ de milênio, evidenciaram-se as muitas faces da cidade mais populosa do Rio Grande. A melhor para se investir e negociar no país, a segunda maior árearural entre as capitais, da Orla do Guaíba com mais de 72km,  da primeira e da maior pista de skate da América Latina. Cidade da inovação, das startups, do South Summit, do turismo, da participação popular, do centro histórico, e também dos parques das praças, das parcerias, da cultura e da fé.

Festejar o aniversário de Porto Alegre, no ano em que a Câmara Municipal comemora seus 250 anos é simbólico. A Casa do povo porto-alegrense - onde o presente e o futuro da cidade são debatidos – com honra celebra as conquistas de uma história escrita a muitas mãos. E, teremos nós vereadores – verdadeiros e legítimos porta-vozes da população –  como missão, garantir que através do diálogo e da união de esforços se promovam a legalidade, os avanços e a prosperidade para nossa terra.

Que tantas histórias e batalhas travadas nos incentivem todos os dias a nos orgulharmos cada vez mais de sermos porto-alegrenses, seja de nascimento ou de coração. Reafirmar nessa data festiva a coragem que temos para vencer as barreiras e a exemplo dos muitos povos que aqui fizeram morada, acreditar que não deve haver no mundo melhor lugar pra se viver. Parabéns, Porto Alegre!

Hamilton Sossmeier 

Presidente da Câmara Municipal

Artigo publicado na edição do dia 27 de março de 2023, no Jornal do Comércio

Texto

Hamilton Sossmeier, presidente da Câmara Municipal

Edição

Orlando Moraes ( reg. prof. 20.632)