Sessão Solene

Artista plástico Ubiratan Fernandes recebe o Título de Cidadão da capital

  • Sessão Solene de outorga do Título de Cidadão de Porto Alegre a Ubiratan David Sanches Fernandes.
    Vereador Moisés Barboza com Fernandes, acompanhada da esposa e mãe na homenagem desta terça-feira (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
  • Sessão Solene de outorga do Título de Cidadão de Porto Alegre a Ubiratan David Sanches Fernandes.
    Cerimônia foi acompanhada por amigos e familiares de Ubiratan Fernandes (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre concedeu, na noite desta terça-feira (10/9), o Título de Cidadão de Porto Alegre ao artista plástico Ubiratan David Sanches Fernandes. Proposta pelo vereador Moisés Barboza (PSDB), a homenagem reconheceu o trabalho de Fernandes, que é idealizador do Projeto TampArt, que tem como escopo a arte sustentável, com a utilização de tampinhas de garrafas pet e de outras embalagens e com o intuito de retirá-las de circulação na natureza.

Na tribuna, o vereador Moisés Barboza ressaltou que chegou ao Legislativo com muitos sonhos. “No dia-a-dia enfrentamos um muro de concreto, pois grande parte do que se faz aqui tem interesses de grupos menores e interesses eleitorais, mas quando nos deparamos com pessoas como o Ubiratan, alguns de nós nos sensibilizamos”, disse.

O parlamentar afirmou que o homenageado faz educação ambiental e não busca notoriedade. “Ele faz isso de coração e atinge milhares de pessoas. Muitas vezes nos perguntamos se vale tanto a pena. Eu perdi minha mãe nessa Legislatura. O vereador Valter Nagelstein (MDB), que aqui também se faz presente, perdeu seu pai. Aqui é um sacrifício, e tu Ubiratan é uma pessoa que nos dá sentido para fazer os sacrifícios que fazemos”, destacou.

“Nós reconhecemos que esse trabalho são sementes que tu espalhas na tua trajetória de vida há muitos anos. Não é nada mais do que nossa obrigação reconhecer o teu trabalho que refletira no futuro das próximas gerações e do nosso planeta terra”, concluiu.

Homenageado

Já condecorado como cidadão de Porto Alegre, Ubiratan David Sanches Fernandes disse que cabe ao homem construir, respeitar, encorajar e transformar sonhos em realidade. “O projeto de resume a algo muito simples: somente a educação pode transformar e fazer com que as pessoas mudem de atitude. Os homens precisam urgente colocar a palavra educação como uma meta, para a que vida seja mais respeitosa com a fauna, flora animais, homens e com todo o ecossistema”, afirmou.

Fernandes ressaltou que encontrar um ponto de equilíbrio respeitando a convivência com todas as outras espécies vivas do planeta é um desafio. “Meu filho, nossos filhos e todas as crianças precisam entender que não vivemos sozinho e o que podemos deixar de legado é a palavra respeito. Meu sonho como educador é fazer com que porto alegre tenha um plano de sustentabilidade poupando àgua, luz, resíduos orgânicos, que se transformarmos em energia façam bem para a sociedade. Levar o projeto para todos os lugares”, finalizou. 

Annette Bittencourt  e Oneglia Fernandes, esposa e mãe e do homenageado estavam presentes. O deputado estadual Edson Brum (MDB) também prestigiou a sessão.

Trajetória 

Natural de Santana do Livramento, Ubiratan Fernandes mora na Capital desde 1975. É pós-graduado em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). No projeto de concessão do título, Barboza conta que, por meio de oficinas lúdicas, com o objetivo de aliar arte, sustentabilidade e conscientização acerca do descarte correto do lixo, o homenageado defende os recursos naturais que também pertencem às próximas gerações.

“O Projeto Tampart iniciou em 2015, com o recolhimento de tampinhas em seis escolas de Porto Alegre. Em apenas seis meses, foram arrecadadas mais de 520 mil tampinhas plásticas”, relata Barboza, lembrando que recentemente, o projeto criou uma obra com 170 mil tampinhas, incluindo um painel e a escultura de uma onda, que ficou em exposição na Usina do Gasômetro.

Texto

Lisie Bastos Venegas (reg. prof. 13.688)

Edição

Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)