Presidência

Assamed é contrária à transferência dos Bombeiros para área do Cete

Presidente Valter Nagelstein recebe Associação de Moradores e Amigos do Bairro Menino Deus - ASSAMED.
Moradores do Menino Deus temem que espaço do centro esportivo seja diminuído e descaracterizado (Foto: Andielli Silveira/CMPA)

O presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereador Valter Nagelstein (PMDB), recebeu, na tarde desta sexta-feira (18/5), a Associação de Moradores e Amigos do Bairro Menino Deus (Assamed). O encontro ocorreu na sala da presidência do Legislativo para tratar do projeto de construção da unidade do Corpo de Bombeiros na área do Centro Estadual de Treinamento Esportivo (Cete). 

Preocupado com a possibilidade de concretização da obra, Paulo José de Oliveira Barros, presidente da Assamed, afirmou que é possível perceber uma forte adesão dos moradores ao movimento em defesa do espaço. De acordo com ele, o Cete funciona há 55 anos e recebe diariamente um grande número de pessoas. “Entendemos que o Cete é um templo do esporte, assim como da educação.” De acordo com ele, 99% dos moradores são a favor da forma que o espaço esportivo se encontra atualmente. Em sua observação, não seria possível a convivência de uma instituição militar com a comunidade. O trânsito também foi outro ponto levantado por Barros, pois. conforme a proposta da obra, o Corpo de Bombeiros usufruiria do estacionamento do local. Do mesmo modo, Ivo Krous - também integrante do movimento - disse estar preocupado quanto à mobilidade no entorno e o espaço de lazer, caso os bombeiros ocupassem o lugar. Na questão ambiental, Krous também alertou sobre o impacto que o projeto pode gerar. “A gente luta por uma cidade melhor”, disse em defesa da preservação do espaços público.

A comoção social em luta por apoio serviu de motivação para que os frequentadores do Cete se mobilizassem. Cláudia Collares, também integrante da associação, cuida da página Em defesa do Cete. Conforme ela, a construção pretendida pelos bombeiros parece ser um retrocesso, na medida em que atinge a rotina dos frequentadores pela restrição do espaço público. "Estamos fazendo uma grande mobilização social, com manifestações e recolhimento de assinaturas”, frisou. Segundo Cláudia Collares, tratam-se de ações para despertar o interesse da comunidade pela luta do espaço.

Após ouvir as declarações dos moradores, Valter Nagelstein disse que buscou, através de uma mobilização da Casa, verificar a situação do Cete. De acordo com o vereador, é preciso ouvir a comunidade local antes de qualquer mudança. “É importante conhecer as forças vivas da comunidade.” Na ocasião, a Assemed aproveitou para agendar o espaço da Tribuna Popular para o dia 4 de junho, com objetivo de solicitar o apoio dos parlamentares e explanar sobre as demandas dos moradores na defesa do Cete.

Texto: Munique Freitas (estagiária de Jornalismo) 
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)