TRIBUNA POPULAR

Associação convoca para Congresso sobre Parkinson

Divulgação da Associação Parkinson do Rio Grande do Sul e do X Congresso das Associações de Parkinson do Brasil. Na foto, vice-presidente da associação, Neusa Maria de Oliveira Chardosim e vereador Alvoni Medina.
Divulgação da Associação Parkinson do Rio Grande do Sul e do X Congresso das Associações de Parkinson do Brasil. Na foto, vice-presidente da associação, Neusa Maria de Oliveira Chardosim e vereador Alvoni Medina. (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)

A vice-presidente da Associação Parkinson do Rio Grande do Sul ocupou a Tribuna Popular desta quinta-feira (17/10). Neusa Maria de Oliveira Chardosim convidou a comunidade e os vereadores para participarem do X Congresso das Associações de Parkinson do Brasil. O evento acontece entre os dias 24 e 26 de outubro na Associação Médica do Rio Grande do Sul. Tem por finalidade agregar as associações de todo país para apresentar e debater questões de caráter científico, social e humano, visando incentivar o intercâmbio entre doentes, familiares, pesquisadores, médicos, profissionais e estudantes da área da saúde.  Inscrições, programação e mais informações estão disponíveis em ccmew.com/parkinson2019. Chardosim afirmou também que o Parkinson é a segunda doença neurodegenerativa mais comum, depois do Mal de Alzheimer. Lembrou que a patologia está acometendo inclusive pessoas jovens e que estão sendo feitas pesquisas sobre alimentação, agrotóxicos e metais pesados que se alojam na base do cérebro, para descobrir as causas da doença. A mestre em gerontologia pediu também o apoio dos vereadores para que a associação consiga um espaço fixo para atender aos portadores da doença, inclusive os vindos do Interior. Solicitou ajuda ainda para se criar o Dia Estadual de Combate à doença e o desenvolvimento de políticas públicas para o setor. Ouça.

  • X Congresso das Associações de Parkinson do Brasil