Associação de ensino profissionalizante para jovens carentes divulga trabalho
Desenvolvendo atividades na Capital desde 2010, Espro quer expandir atividades.

Divulgar os objetivos e o trabalho realizado pela Associação de Ensino Social Profissionalizante (Espro) trouxeram Lívia Menna Barreto à Tribuna Popular da Câmara Municipal de Porto Alegre nesta quinta-feira (13/7). Gerente da unidade local, Lívia explicou aos vereadores durante a sessão ordinária que a entidade busca promover a inclusão social de jovens em situação de vulnerabilidade por meio de ações socioeducativas, pela mediação de acesso e com a integração ao mundo do trabalho.
Lívia lembrou ao plenário do Legislativo porto-alegrense que a Espro surgiu em São Paulo, em 1979, por meio de Rotary Clubs, sendo pioneira em programas de socioaprendizagem. Na Capital gaúcha, a associação, que não tem fins lucrativos, desenvolve atividades desde 2010. “Não investimos em mídia e propaganda, por isso muitos não nos conhecem”, explicou a gerente. “Investimos no nosso trabalho, e por ele acreditamos que vamos aparecer e nos tornamos públicos e expandimos”, completou.
Os cursos promovidos pela Espro, como disse Lívia, incluem orientações de como se portar em uma entrevista, cidadania, ética, comunicação e lógica, além de oficinas de geração de renda. “Contribuímos para a formação escolar”, afirmou ao lembrar que a entidade fornece material didático gratuito aos jovens, sendo a parte teórica feita na Associação e, em empresas parceiras, a parte prática. “Trabalhamos com diversas empresas, as quais jovens em situação de vulnerabilidade não teriam como acessar.”
Ainda conforme Lívia, um dos atuais objetivos da Espro é acessar comunidades mais carentes de Porto Alegre, de modo a poder ampliar o trabalho já realizado e oferecer, também aos jovens dessas localidades, oportunidades de formação profissionalizante e de acesso ao mercado de trabalho.
Texto: Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)