Cedecondh

Associação de Moradores pede revitalização do Bairro Azenha

Reunião de Comissão - 36ª Reunião Ordinária da Cedecondh - Pauta: Associação de Moradores e Comerciantes do Bairro Azenha - AMCA: demandas da região.
A pauta foi uma sugestão do presidente da Comissão, vereador Conselheiro Marcelo (PSDB) (Foto: Gabriel Ribeiro/CMPA)

A Associação de Moradores e Comerciantes do Bairro Azenha (AMCA) participou da reunião da Comissão de Defesa do Consumidor, Direitos Humanos e Segurança (Cedecondh), da Câmara Municipal de Porto Alegre, realizada nesta terça-feira (31/10). A pauta foi uma sugestão do presidente da Comissão, vereador Conselheiro Marcelo (PSDB).

O presidente da associação, Delmar Moers, apresentou um plano de revitalização para o Bairro Azenha, que engloba todas as necessidades que, de acordo com ele, estavam sendo negligenciadas. O presidente afirmou que o bairro possui uma longa história e que precisa ser preservado, além de possuir um grande potencial econômico. “Nós até temos até um slogan, Azenha de A a Z”, destacou Moers, ao falar dos diversos comércios existentes no local.

 

Outros pedidos foram feitos pela AMCA, como a retirada do excesso de fios nos postos do distrito; mais segurança para a comunidade e lojistas, que têm sofrido com furtos e arrombamentos constantes. “Como o roubo na agência da Caixa que ocorreu ontem”, frisou o presidente da associação. A revitalização da Praça Princesa Isabel, também foi uma demanda destacada durante a reunião.

 

Representando a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, o coordenador, Dilton Martins, disse que algumas das demandas já estão em andamento, e outras ainda precisam ser discutidas. Sobre a revitalização da Praça Princesa Isabel, ele afirmou que ela ainda não está dentro do processo de revitalização das praças da cidade, mas que poderia se abrir o debate e analisar a situação. Porém, ele pontuou, que “a Secretaria faz apenas a manutenção do que já está na praça, qualquer projeto de reestruturação, tem de ser discutido”.

 

Martins ressaltou que a retirada dos excedentes de fios nos postes do bairro é de responsabilidade da CEEE-Equatorial e das companhias de telefonia. Esses serviços são realizados por meio de pedido direto às empresas. Ao final, ele colocou a Secretaria à disposição para eventuais discussões sobre melhorias no Bairro Azenha.

Texto

Josué Garcia (estagiário de Jornalismo)

Edição

Andressa de Bem e Canto (reg. prof. 20625)