Tribuna Popular

Associação defende continuidade da Ceitec

Representando a Associação dos Colaboradores, Silvio dos Reis Santos Junior criticou o processo de desestatização da empresa

Tribuna Popular com a Associação dos Colaboradores do Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada (ACCEITEC).
Silvio dos Reis Santos Junior, da Acceitec, defendeu mais investimentos na estatal (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

A Tribuna Popular, na sessão ordinária da Câmara Municipal de Porto Alegre, recebeu, nesta segunda-feira (22/2), Silvio Luis dos Reis Santos Junior, representando a Associação dos Colaboradores do Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada (Acceitec), empresa de alta tecnologia instalada no bairro Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre. Na ocasião, ele falou sobre as condições da instituição e sobre a possibilidade de, em curto e médio prazos, a empresa conseguir reverter as questões de arrecadação do município de Porto Alegre.

 

Ele diz que a microeletrônica, tipo de tecnologia produzida pela empresa, está presente em toda a sociedade, do menos ao mais favorecido, encurtando e facilitando processos e informações. “A Ceitec contém um capital intelectual de alto nível. É uma empresa pública que foi feita a partir de uma parceria entre o município, o estado, a federação e a empresa Motorola.” Mencionou, como exemplo de transformação, países liberais, como a Coréia do Sul, que fizeram seus programas de governo utilizando o poder de compra do Estado e o investimento para intensificar. “A Samsung transformou a economia sul-coreana, então a Ceitec pode fazer o mesmo, com mais investimento, para o município de Porto Alegre.”

 

Alcançando uma curva exponencial, segundo Santos Junior, a  indústria de alta transformação de recursos vem dobrando seu faturamento desde 2017. “Os produtos fabricados são feitos principalmente para o mercado privado, que tem reconhecido a qualidade e a competência do que vem sendo produzido.” Como exemplo, citou os chips de pedágio e protótipos na área da saúde para detecção rápida da covid-19 e de outras doenças, como o câncer. “Para aumentar ainda mais o seu faturamento, a empresa precisa, de fato, é de mais investimento. O faturamento previsto para 2024 pode atingir R$ 800.000 por funcionário.”

 

No momento, informou Santos Junior, a Ceitec está em processo de desestatização pelo governo federal. "É inadmissível que uma empresa como a Ceitec seja fechada e descartada. Esse posicionamento deve ser revisto, e esse é o melhor local para que possamos discutir a importância dela para a economia municipal.” Finalizou sua fala mencionando as inúmeras ferramentas ofertadas pela empresa para auxiliar na gestão pública e convidou os vereadores para que eles conheçam a instituição antes da mesma ser liquidada.

Texto

Lara Moeller Nunes (estagiária de Jornalismo)

Edição

Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)

Tópicos:desestatizaçãotecnologiaCeitec