Plenário

Associação divulga projeto Vamos Ouvir, em benefício de deficientes auditivos

Associação Gaúcha de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-facial (Assogot) faz uso da tribuna popular, representados pelo presidente Carlos Alberto Brinckmann
Brinckmann disse que 4 mil pessoas esperam por aparelho auditivo na Capital (Foto: Isabelle Rieger/CMPA)

A Tribuna Popular da Câmara Municipal de Porto Alegre foi ocupada hoje (14/3) pelo presidente da Associação Gaúcha de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (Assogot CCT), Carlos Alberto Brinckmann. Ele chamou a atenção para dados que denunciam a relevância da causa, informando, por exemplo, que 5% da população mundial sofre de alguma deficiência auditiva e que após os 75 anos de idade, pelo menos metade dos idosos possuem alguma perda auditiva. Relembrou o evento realizado em novembro do ano passado, mês de combate à surdez, em parceria com a Câmara, que manifestou em carta aberta a importância de promover a conscientização à saúde auditiva, a fim de alcançar a prevenção, detecção e tratamento da surdez.

Brinckmann pontuou que, ao buscar essas parcerias, foi descoberto que a oferta de próteses auditivas pela prefeitura de Porto Alegre estava parada há quatro anos. Declarou, ainda, que prolongar a espera pela prótese auditiva compromete a capacidade de adaptação do paciente. O orador propôs um grande “time”, através do movimento Vamos Ouvir, que visa dar luzes e vozes ao tema.

Destacou, também, a primeira emenda impositiva já conquistada, no valor de R$ 500 mil, que será destinada à causa. Fez um agradecimento à vereadora Comandante Nádia (DEM) pelo apoio prestado ao movimento através de sua emenda.

Emenda

Na tribuna, a vereadora declarou que o dinheiro definido pela emenda será utilizado para a compra de aparelhos auditivos que beneficiarão 2 mil pessoas, contemplando metade dos 4 mil pacientes que se encontram na fila de espera por um aparelho. “O papel do legislador é garantir o comprometimento com o coletivo, com quem mais precisa e com as associações”, observou a vereadora.

Manifestaram apoio à causa também, falando por suas bancadas, Fernanda Barth (PRTB), Aldacir Oliboni (PT), Mônica Leal (PP), Airto Ferronato (PSB) e Felipe Camozzato (Novo).

Texto

Sarah Oliveira (estagiária de Jornalismo)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)