Tribuna Popular

Associação pede apoio a garçons desempregados na pandemia

Tribuna Popular com  Associação dos Trabalhadores do Setor de Alimentos e Bebidas em Eventos, Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares do Estado do RS – ADEGABAM-RS. Orador: Roni da Silva.
Roni da Silva, da Adegabam-RS, falou sobre projeto restaurante-escola (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

O período de Tribuna Popular da Câmara Municipal recebeu, nesta segunda-feira (29/11), o representante da Associação dos Trabalhadores do Setor de Alimentos e Bebidas em Eventos, Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares do Estado do Rio Grande do Sul (Adegabam-RS) para falar sobre a Semana do Garçom, que acontece em agosto. O presidente da entidade, Roni da Silva, aproveitou a oportunidade para criticar a falta de políticas públicas para dar segurança alimentar aos profissionais da área que não puderam trabalhar durante o período de restrições impostas pelos decretos de controle sanitário da Covid-19. “Hoje ainda estamos esperando pelo auxilio estadual que já foi aprovado na Assembleia Legislativa, e os desempregados estão passando fome”, disse o presidente, explicando que a entidade se uniu para arrecadar mais de cinco mil cestas básicas para ajudar os trabalhadores.

Roni da Silva pediu ainda apoio dos vereadores para colocar em prática o projeto de abertura de um curso preparatório para os profissionais que desejam atuar na área. “Precisamos urgente dar dignidade para as pessoas. Nossa classe tem muito emprego disponível no mercado mesmo na pandemia. O projeto chamado restaurante-escola de Porto Alegre vai beneficiar todo o Estado. Precisamos de pessoas qualificadas para o setor, e no ano que vem isto vai acontecer. Peço ajuda para fazer um grande trabalho na cidade para empregar as pessoas”, completou. 

Se pronunciaram em apartes os vereadores Giovane Byl (PTB), Jonas Reis (PT), Cassiá Carpes (PP), Mônica Leal (PP), Comandante Nádia (DEM), Alexandre Bobadra (PSL), Aldacir Oliboni (PT) e Kaká D’Avila (PSDB).

Texto

Elisandra Borba (reg. prof. 15448)

Edição

Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)

Tópicos:garçomdesempregopandemiaAdegabam