Plenário

Atena Roveda assume como vereadora

Vereadora Atena Beauvoir toma posse
Suplente do PDT assumiu como titular em lugar de Márcio Bins Ely, em licença (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)

A professora, escritora e filósofa Atena Beauvoir Roveda (PDT) tomou posse hoje (4/7) como vereadora na Câmara Municipal de Porto Alegre, substituindo o vereador Márcio Bins Ely (PDT), que está de licença por motivos pessoais. Em seu discurso de posse, saudou figuras históricas do partido, como Leonel Brizola e Getúlio Vargas, bem como o ex-governador Alceu Collares. Roveda diz ter um sentimento de intensa felicidade por estar na Câmara representando uma parcela da população. Prestou homenagem ao companheiro de partido, Mauro Zacher, que faleceu subitamente no último dia 26 de junho.

A vereadora enalteceu a capacidade de conversar com opositores. “Eu dialogo com conservadores. Dialogo com todos aqueles que se dispõem a pensar em política para todos, para todas, mas eu não dialogo com aqueles que não me escutam, não me respeitam, não observam em mim, sem gracejo, qualquer tipo de seriedade.”

A vereadora

Atena Beauvoir Roveda é licenciada em Filosofia pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e mestranda em Antropologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Sempre teve o sonho de ser professora, desejo que a levou à licenciatura. Em 2015, declarou-se trans e iniciou um processo de transição de gênero. Seu primeiro livro, “Libertê: Poesia, Filosofia e Transantropologia”, foi inspirado pela filosofia existencialista de Jean-Paul Sartre.

Texto

Lucas Zanella (estagiário de Jornalismo)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)