Debate

Audiência Pública debate projetos para melhor aproveitamento do Guaíba

Sessão Solene de outorga do Título de Cidadão de Porto Alegre a Marco Antônio da Cunha Santanna. Na foto, vereador Moisés Barboza, proponente
Sessão Solene de outorga do Título de Cidadão de Porto Alegre a Marco Antônio da Cunha Santanna. Na foto, vereador Moisés Barboza, proponente (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

Com autoria do vereador Moisés Barboza (PSDB), projetos que buscam o melhor aproveitamento do Lago Guaíba são temas de audiência pública na Câmara Municipal de Porto Alegre. O debate acontecerá de forma virtual pela plataforma Zoom, em 6 de maio, às 19h, e será transmitido pela TV Câmara no Youtube e nos canais 16 da NET e digital 11.3. As inscrições para participar do encontro estão abertas em https://audienciaspublicas.camarapoa.rs.gov.br/

As proposições de Moisés Barboza pretendem viabilizar a melhor integração entre água e terra, possibilitando que o Lago Guaíba seja aproveitado para transporte de passageiros e para que se tenha mais alternativas de lazer, esporte e turismo, estimulando a economia e a geração de emprego.

"Por muito tempo, vimos nosso cartão postal abandonado. Nossa intenção é devolver totalmente o Guaíba aos porto-alegrenses, aproveitando ao máximo o que a integração entre terra e água pode oferecer. Nossas iniciativas se somam a esforços já em andamento pelo governo do Estado e pelo Município para a revitalização da nossa orla.", afirma Moisés Barboza.

Em discussão, o PLCL 024/18 propõe atualizar o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Ambiental de Porto Alegre (PDDUA) com o objetivo de dar a real importância ao plano hidroviário da Capital no aproveitamento dos 74 quilômetros de faixa terrestre junto à orla do Guaíba. Com investimentos públicos e privados, será possível instalar estruturas de apoio náutico e a despoluição do Lago. 

O PLL 016/18, que também tramita na Câmara Municipal e é pauta da audiência pública, busca instituir a Política Municipal de Sustentabilidade Hidroviária e de Estruturas Náuticas de Porto Alegre. O propósito é criar um mecanismo de planejamento e estabelecer diretrizes para a instalação e o gerenciamento das atividades socioambientais, financeiras e culturais hidroviárias da orla do Lago Guaíba, de modo integrado, garantindo a utilização sustentável, por meio de medidas de controle, proteção, preservação e recuperação dos recursos naturais.

Texto

Assessoria de Imprensa Moisés Barboza