Tribuna Popular

Autorizatários do transporte escolar pedem apoio do Legislativo

Em tramitação, na Câmara, PLE regulamenta e elenca o total de oito emendas referentes ao serviço de transporte escolar na Capital.

  • Tribuna Popular com a Associação Amigos Solidários para tratar sobre transporte escolar. Na foto, Katia Henriques
    Katia Henriques, da Associação Amigos Solidários, na tribuna da Câmara (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
  • Tribuna Popular com a Associação Amigos Solidários para tratar sobre transporte escolar. Na foto, transportadores na galeria
    Autorizatários do transporte escolar acompanharam a sessão (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

Em nome da Associação Amigos Solidários, Katia Henriques, que é autorizatária de transporte coletivo há 23 anos, falou na Tribuna Popular, durante a sessão ordinária na tarde desta quinta-feira (28/11), no Plenário Otávio Rocha da Câmara Municipal de Porto Alegre. Conduzido pela presidente do Legislativo, vereadora Mônica Leal (PP), o período foi destinado a tratar do Projeto de Lei n. 027/19, que regulamenta o serviço de utilidade pública de transporte escolar na Capital.

“Hoje estamos aqui para, juntos, demonstrarmos e comprovarmos a importância do transporte escolar regularizado em Porto Alegre”, enfatizou Katia, ao sublinhar que, segundo estatísticas, "essa modalidade de transporte é a mais segura do Brasil, com vítimas fatais zero”. Conforme a profissional, há uma série de requisitos solicitados aos motoristas que pretendem seguir no ramo, tais como: habilitação profissional na categoria “d”, não ter antecedentes criminais, exames toxicológicos e cursos no Departamento Estadual de Trânsito (Detran). 

Além disso, diz Katia, cada veículo tem seu prefixo próprio, por alvará autorizado a cadastrar suas atividades no itinerário residência-escola, assim como as fiscalizações regulares feitas pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). “Nosso trabalho é conduzirmos, por longos percursos e períodos, os bens mais preciosos das famílias, que são as crianças e os adolescentes”, mencionou a autorizatária. “Ser transportador escolar é mais que uma profissão.”

Emendas

Diante disso, Katia pediu o apoio dos parlamentares para algumas emendas apresentadas ao PLE. “São emendas que prezam pela qualidade do nosso serviço e, sobretudo, pelo bem-estar e a segurança das crianças e adolescentes.” Entre as emendas propostas estão a que desobriga o uso de GPS no transporte escolar, pelo fato de os clientes serem determinados e os itinerários fixos, e a que permite o trânsito de transporte escolar, devidamente identificado, na faixa azul.

Ao falar em comunicação de liderança, na tribuna, o vereador Paulinho Motorista (PSB), lembrou que foi, por 24 anos, motorista de ônibus, e que conhece bem “o pessoal do transporte escolar e o respeito e a segurança que eles seguem no exercício da profissão" para transportar crianças e adolescentes. O parlamentar também lamentou o trânsito caótico de Porto Alegre. Reforçou que as crianças têm horário para cumprir. “Em favor do pessoal do transporte escolar, peço aos meus pares vereadores que lutemos por isso.”

Texto

Bruna Schlisting Machado (estagiária de Jornalismo)

Edição

Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)

Tópicos:transporte escolarautorizatários