100 dias de mandato

Avaliação dos 100 dias de mandato parlamentar

Avaliação dos 100 dias de mandato Parlamentar
Avaliação dos 100 dias de mandato Parlamentar

Neste dia 11 de abril, a Vereadora Tanise Sabino faz uma análise dos 100 primeiros dias de mandato parlamentar. A Psicóloga Tanise Sabino caracteriza este período como de muito trabalho, dedicação e novos desafios. Conforme a Vereadora: “esses 100 primeiros dias de mandato parlamentar tem sido dias de muito estudo, foco, organização e planejamento do mandato”. 

O Gabinete da Vereadora Tanise preparou relatório contendo as principais ações do mandato, desde a posse do dia 01 de janeiro até a data de hoje, 11 de abril de 2021. Confira abaixo:

 

Posse como Vereadora eleita da capital

Já no ato da posse, no dia 1º de janeiro, na Câmara de Vereadores, como Vereadora eleita da capital, Tanise Sabino participou da composição da mesa de Vereadores, na atividade de Secretária Adocsecretariando os trabalhos da mesa. Na ocasião da solenidade de posse, Tanise Sabino também foi escolhida entre os seus colegas Vereadores como a líder da bancada do PTB e como membro da Comissão de Saúde e Meio Ambiente (COSMAN).

 

Primeira reunião com a equipe de Gabinete e estabelecimento de metas, indicadores e perfil de competências

No dia 04 de janeiro, a Vereadora Psicóloga Tanise Sabino realizou a primeira reunião de trabalho com a sua equipe do Gabinete no turno da manhã, que iniciou ás 8h30min e se estendeu até ao meio-dia. Nesta reunião foram feitas as combinações para o mandato, reflexões sobre o significado de cargo em comissão (CC), apresentação dos princípios e diretrizes estratégicas, alinhamentos dos temas e compromissos do mandato e apresentação conceitual de perfil de competências. 

No turno da tarde, a Vereadora Tanise Sabino e a Chefe de Gabinete Vivian Garcia, realizaram reuniões individuais com cada integrante da equipe, com o objetivo de detalhar as atribuições de cada um, os resultados esperadosmetas e indicadores. O perfil de competência, também foi pauta da reunião, onde a Vereadora pode anunciar o que espera de cada um. Nesta reunião também foi assinado um termo de compromisso com cada integrante da equipe e a Vereadora, assumindo o compromisso de investir em seu desenvolvimento pessoal, profissional, político e emocional (DPPPE).

Primeiro pronunciamento

Em seu primeiro pronunciamento, na tribuna na Câmara de Vereadores, no plenário Ana Terra, Tanise salientou que o foco do seu mandato será a saúde mental e agradeceu aos 5.205 eleitores que depositaram o seu voto de confiança. Agradeceu os resultados das eleições de 2020, em que foi a Vereadora mais votada do PTB de Porto Alegre, do Estado do Rio Grande do Sul e das mulheres do PTB no Brasil. A Vereadora finalizou mostrando a bandeira de Porto Alegre, salientando os nossos valores, como fiel e valorosa

 

Emenda em parceria com Deputado Sabino

Em parceria com o Deputado Sabino, no dia 05 de janeiro, com base na Portaria 281/20 da Secretaria de Saúde do Estado do RS, foi entregue emenda parlamentar de R$ 200.000,00 (duzentos mil reais) destinada ao Hospital Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. Com esta emenda foi possível adquirir um retinógrafo para a oftalmo do Hospital Santa Clara. Este equipamento é fundamental para a realização de importantes exames oftalmológicos e destaca-se que esta área estava precisando com urgência deste aparelho. 

 

Janeiro Branco – mês da saúde mental

No mês de janeiro, a Vereadora e Psicóloga Tanise Sabino transformou a Esquina Democrática  em palco de ação de conscientização da Saúde Mental. O mês de janeiro conhecido como Janeiro Branco é o mês destinado para a promoção da saúde mental, onde geralmente são realizadas palestras, caminhadas, entrega de material informativo e uso de roupas ou acessórios na cor branca. A Vereadora e Psicóloga Tanise juntamente com sua equipe entregaram material informativo contendo “14 razões para ser feliz”, com dicas simples, como a importância da atividade física, lazer, alimentação saudável e otimismo diante das adversidades da vida.  Essa ação contou com a presença do Deputado Estadual Elizandro Sabino, autor da Lei 15.412 de 19 de dezembro de 2019, que instituiu a campanha de estímulo ao cuidado da saúde mental e bem-estar.  O Deputado e a Vereadora estavam vestindo uma camiseta que estava escrito “Vamos lutar contra: suicídio, automutilação e violência contra as mulheres”. Esta é uma campanha que o casal já vem realizando há anos em Porto Alegre e no Estado do Rio Grande do Sul, através de palestras e ações de conscientização nas igrejas, escolas, faculdades e comunidade em geral.  

Elaboração do Planejamento Estratégico 

coordenação e a equipe da Vereadora Tanise Sabino elaborou o planejamento estratégico do mandato, que vinha sendo construído desde novembro de 2020, logo após as eleições, e teve a sua finalização, através de um relatório, em janeiro de 2021. Os principais tópicos do planejamento do mandato foram a elaboração da missão, visão e valores; objetivos e ações estratégicas; mapa estratégico; papel da liderança e resultados esperados de cada um da equipe; organograma do Gabinete; perfil de competências do gabinete e governo; indicadores e metas; gestão do desempenho e sistema de Gestão do Gabinete

 

Emenda na Reforma Administrativa do Governo

No dia 20 de janeiro, na votação da Reforma do Governo do Prefeito Sebastião Melo, a Vereadora fez uma Emenda ao Projeto da Reforma Administrativa, incluindo a seguinte atribuição para a Secretaria Municipal de Administração e Patrimônio (SMAP): planejar, coordenar, articular, executar e controlar as políticas e ações voltadas para o desenvolvimento e promoção qualidade de vida no trabalho do servidor.

Conforme relato da Vereadora Tanise Sabino: “o setor ou área de qualidade de vida do servidor é fundamental, ainda mais em tempos de pandemia. Precisamos incluir um setor ou coordenação na SMAP, que cuide da promoção  da qualidade de vida. Este setor tem que ter um status estratégico”. 

 

Entrega de um exemplar da Bíblia ao Presidente da Câmara

No início do mandato, a Vereadora Psicóloga entregou um exemplar da Bíblia Sagrada ao Presidente da Câmara, Márcio Bins Ely. A Vereadora Tanise Sabino é cristã desde a infância, tendo sido batizada na Igreja Evangélica Assembleia de Deus. Carrega consigo princípios e valores cristãos. 

 

Indicativos ao Executivo

A Vereadora também realizou três indicativos ao Governo Municipal, sendo estes: 

1) 15.00040/2021-41 - Para que seja implantado o serviço de SAMU Mental na cidade de Porto Alegre. Este serviço já existe na cidade de Alegrete/RS e Brasília/DF e outras cidades como Uruguaiana e São Lourenço do Sul também estão pesquisando sobre o assunto com vistas a implantação. A Psicóloga Tanise referiu que os casos da SAMU Mental poderiam ser voltados para situações como surtos psicóticos, depressão, transtornos de ansiedade, dependência química, automutilação e tentativa de suicídio.

2) 215.00037/2021-28 - Para que sejam incluídos no rol do grupo prioritário para vacinação contra COVID – 19 as seguintes categorias: operadores e empacotadores de supermercados; agentes funerários; motoristas e cobradores de ônibus; farmacêuticos e atendentes de farmácia. Conforme a Vereadora: “entendo que todas as pessoas devem receber a vacina do covid. Entretanto, como não temos vacina para todos neste momento, entrei com o pedido para o Prefeito para incluir no grupo de prioridade da nossa cidade, profissionais que estejam na ativa, e que nunca pararam suas atividades nesta pandemia. Sabemos que existem outros profissionais também que nunca pararam de trabalhar nesta pandemia, mas estes já foram contemplados com outros indicativos de outros vereadores”.

3) 215.00045/2021-74 - Seja instituído o “Programa de Voluntariado em Saúde Multidisciplinar” para tratamento pós COVID em Saúde e Saúde Mental a pacientes e seus familiares residentes em Porto Alegre, através de convênios firmados com profissionais liberais, entidades, institutos e clínicas de atendimento de psicoterapia, faculdades, universidades e programas de pós-graduação (PPG) em diversas disciplinas, bem como instituições que trabalhem com voluntariado em atendimento à saúde em geral, que será gerido pela Secretaria Municipal da Saúde.

 

Vereadora Tanise Sabino vota “Sim” à contratação emergencial de auxiliares de serviços gerais, auxiliares de cozinha e cozinheiros para a SMED

Por unanimidade, a Câmara Municipal aprovou, com emendas, o projeto de lei do Executivo (PLE) 02/21, em sessão extraordinária no 21 de janeiro, autorizando a contratação emergencial de 533 auxiliares de serviços gerais, 352 auxiliares de cozinha e 147 cozinheiros para a rede municipal de Educação. Eles foram admitidos por 120 dias, a partir da assinatura dos contratos, que poderão ser prorrogados uma vez por mais 180 dias.

Conhecendo o processo de vacinação da Prefeitura

No dia 5 de fevereiro, como vereadora  e líder da bancada do PTB, a Vereadora Tanise Sabino foi conhecer o processo de vacinação contra a COVID na Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre. Na reunião, a Vereadora foi recebida com muita atenção e cordialidade pelo Coordenador de Vigilância em Saúde, Fernando Ritter e as enfermeiras Fernanda  Fernandes e Juliana Pinto. 

 

Reunião com Coordenador Municipal da Saúde Mental

Na manhã do dia 10 de fevereiro, a Vereadora recebeu em seu Gabinete a visita do Coordenador da Saúde Mental do Município de Porto Alegre, o Psiquiatra Alceu Gomes e o assessor da Secretaria da Saúde do MunicípioOs objetivos da reunião foram conhecer o novo coordenador da saúde mental, os projetos nesta área e apresentar a primeira psicóloga e Vereadora da Capital, Tanise Sabino. 

 

Vereadora Tanise Sabino realiza o I Seminário de Planejamento Estratégico do Mandato

No dia 20 de fevereiro, a Psicóloga e Vereadora Tanise Sabino realizou o I Seminário de Planejamento Estratégico do Mandato para o período 2021-2024. O público-alvo foi composto de servidores lotados em seu gabinete e algumas lideranças de diferentes bairros da cidade. O  seminário foi realizado  na sede do PTB de Porto Alegre e contou com a presença do Deputado Estadual Elizandro Sabino. Na ocasião, foram discutidos a análise do cenário político e os principais  desafios para os próximos anos.

 

 Frentes Parlamentares aprovadas

Na sessão ordinária virtual de 24 de fevereiro, o plenário da Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou a criação de três frentes parlamentares de autoria da Vereadora Psicóloga Tanise Sabino, sendo elas: Promoção à Saúde Mental, Prevenção ao Suicídio e à Automutilação e  Justiça Notarial e Registral. Nesta sessão também foram aprovadas a criação ou reinstalação de outras 39 frentes parlamentares que abordarão diversos temas relacionados a cidade. 

A Frente Parlamentar de Promoção à Saúde Mental terá como objetivo informar a comunidade porto-alegrense sobre a prevenção de doenças mentais e a promoção da saúde mental. Segundo a Vereadora: “Quando pensamos em saúde mental, logo pensamos em doença mental. Lembramos dos transtornos do humor, ansiedade, dependência química, autismo e tantas outras. Entretanto, a saúde mental não é somente a ausência de doenças”. 

A segunda Frente Parlamentar aprovada pela Vereadora foi sobre a Prevenção ao Suicídio e à Automutilação. Esta frente, embora tenha interface com a Frente da Saúde Mental, terá como objetivo de informar a comunidade porto-alegrense sobre fatores de risco e proteção em relação ao suicídio; desmistificar mitos em relação a problemática; orientações sobre como proceder em tais casos; como sugerir políticas públicas. Conforme ressaltou a Vereadora Psicóloga Tanise Sabino: “a ideia é reunir psicólogos, serviços como o CVV – Centro de Valorização a Vida e outras entidades, e pensarmos formas de minimizar estes fenômenos do suicídio que,infelizmente, vem crescendo”.

E por fim, foi aprovada também a Frente Parlamentar da Justiça Notarial e Registral com o objetivo de debater a atual burocracia e fomentar a Justiça Consensual. Destacamos que a nível de Brasil existem somente duas frentes parlamentares desta natureza: uma na Câmara Federal e outra na Assembleia Legislativa do Estado do Ruio Grande do Sul, tendo como Presidente o Deputado Elizandro Sabino. Conforme a Vereadora Tanise Sabino:“a ideia é permitir que se crie um ambiente de reflexão, e também de ação, onde se permita o diálogo, visando a construção de soluções que melhorem a vida do cidadão. A frente será um instrumento de difusão, de debate e de proposições sobre esta atividade levando em conta sempre o beneficio do interesse público”. 

O próximos passo será a instalação das frentes para estabelecer um cronograma de ações junto aos envolvidos com o tema. 

 

Votação “Sim” à compra de vacinas em combate ao Covid

Dia 03 de março, em sessão plenária, a Vereadora votou sim pelo projeto que autoriza o Governo Municipal de Porto Alegre a comprar vacinas com eficácia comprovada contra o novo Coronavírus (Covid-19).

 

Encaminhamentos de demandas

Em relação as demandas que chegam ao Gabinete da Vereadora, até o momento foram recebidos 126 solicitações. Estas solicitações se referem, principalmente, a serviços públicos, como troca de lâmpada, limpeza de bueiros, revitalização de praças, manutenção das vias, entre outros. Deste total, já foram solucionados ou resolvidos 68% demandas e 32% estão em andamento.

 

Pedidos de informação

Pedido de informação é a proposição do Vereador solicitando esclarecimentos ou dados relativos à Administração Municipal, através de requerimento escrito de Vereador, encaminhado ao Prefeito pelo Presidente da Câmara.

A Vereadora encaminhou ao governo dois pedidos de informação: um sobre os equipamentos de academia ao ar-livre, questionando a Prefeitura “Quantos equipamentos de academia ao ar-livre tem em Porto Alegre? Qual a previsão de novos equipamentos a serem instalados neste ano de 2021? E até ao final da gestão?. O outro pedido de informação foi sobre os psicólogos, questionando a Prefeitura “Quantos psicólogos tem trabalhando na rede da saúde mental? E em outros setores da Prefeitura?Equantos com previsão de aposentadoria”?

 

Projetos de Lei 

A vereadora protocolou quatro projetos de lei, sendo estes:

1) Ambultório Pós-Covid (PL 215.00039/2021-17)

O projeto trata da autorização da Prefeitura de Porto Alegre implantar Ambulatórios Pós-Covid para residentes  de Porto Alegre que foram testados positivamente para o vírus. Estes ambulatórios contarão com equipes multidisciplinares, que poderão contar com os seguintes profissionais: Médicos nas diversas especialidades, como psiquiatria, pneumologia, cardiologista, urologia e neurologia; Psicólogos;  e Fisioterapeutas.

Algumas pessoas são assintomáticas, outras possuem apenas sintomas leves, mas, infelizmente, tem pacientes que precisam de internação, oxigênio, e em casos mais graves, intubação, necessitando, muitas vezes, de um longo período de internação. Com isso, percebeu-se que muitos pacientes, após vencerem o COVID-19, ficam com sequelas, sejam psíquicas ou físicas. 

Segundo especialistas, pacientes que desenvolveram a forma mais grave da doença do Covid-19 podem ter afetados os sistemas pulmonar, cardiovascular, urinário, neurológico, além da saúde mental. Sendo assim, este projeto de lei torna-se fundamental.

 2) Obrigatoriedade de notificação dos casos de automutilação e suicídio (PL 215.00038/2021-72)

Este projeto de lei trata da obrigação da Prefeitura, em especial, as escolas, conselhos tutelares, unidades hospitalares, clínicas, ambulatórios, centros de saúde, unidades básicas de saúde, unidades de saúde da família, serviços de urgência e emergência, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e os estabelecimentos similares a comunicar, formalmente, através de notificação os casos de automutilação, tentativa de suicídio e suicídios à Secretaria Municipal de Saúde. Segundo a Vereadora“na última Audiência Pública da Comissão de Saúde e Meio Ambiente (COSMAM), ocorrida no dia 16 de março, foi apresentado o Relatório de Gestão da Saúde do 3º Quadrimestre de 2020, por parte da Secretaria Municipal de Saúde. O relatório realizado pela Secretaria da Saúde é bastante rico, completo e com várias informações e indicadores importantes, para nós vereadores pensarmos em políticas públicas. Entretanto, observei que não constava neste relatório dados sobre automutilação, tentativas de suicídio e suicídio”. A Psicóloga Tanise Sabino ressaltou que o seu compromisso como Vereadora é pensar em ações de saúde mental, e a questão da prevenção da automutilação e suicídio será uma de suas prioridades do mandato. 

3) Tratamento psicológico e psiquiátrico para os profissionais da linha de frente do covid (PL 215.00042/2021-3)

Como coautora do projeto de lei do Vereador Claudio Janta, o projeto trata do suporte psicológico e psiquiátrico a todos os profissionais de saúde, que atuam na linha de frente ao combate a covid-19, e aos profissionais da área de educação no município de Porto Alegre. O projeto de lei considera abrangidos por esta lei os seguintes profissionais: I – Saúde: a. Médicos; b. Enfermeiros; c. Auxiliares e Técnicos em enfermagem; d. Assistente Social; e. Atendentes de nutrição. II – Educação: I – Professores que estejam desempenhando as suas atividades laborais inerentes ao cargo de professor.

Isolamento social, medo de adoecer, incerteza com o futuro, sobrecarga de trabalho, entre outros estressores podem culminar em transtornos como depressão, ansiedade, estresse pós-traumático, Síndrome de Burnout, insônia, uso ou abuso de álcool e até mesmo levar ao suicídio. Muitos destes profissionais não tinham problemas psíquicos, porém, passaram a desenvolver, devido à intensidade e a gravidade da pandemia pela COVID-19. Por isso, é importante oferecer apoio a eles que estão no combate, dia a dia desta crise mundial.

Assim como os profissionais da área da saúde, os professores que continuaram suas atividades de forma remota ou virtual, também sentiram os reflexos do isolamento social, uma vez que tiveram suas rotinas alteradas de forma abrupta, obrigando-se a capacitarem para as novas plataformas digitais.

Consideramos fundamental manter a saúde mental dos servidores, tanto saúde como educação, para auxiliar no processo de trabalho, garantindo atendimento ao paciente e alunos com qualidade e preservando o servidor que está sendo bastante exigido nesse 

4) Dia do Profissional da Saúde -  215.00043/2021-85 

Projeto de lei que inclui a efeméride Dia do Profissional da Saúde, no anexo da Lei nº 10.904, de 31 de maio de 2010 – Calendário de Datas Comemorativas e de Conscientização do Município de Porto Alegre –, e alterações posteriores, no dia 7 de abril.

 

Reuniões com Prefeito

Foram realizadas seis (6) reuniões com o Prefeito Sebastião Melo, em que a Vereadora teve a oportunidade de tratar diversos assuntos da cidade. Para a Vereadora Tanise Sabino: “muitas situações conseguimos tratar diretamente com os Secretários, mas outras é melhor tratar diretamente com o prefeito. O Sebastião Melo tem sido muito atencioso com os Vereadores”.   

 

Reuniões com Secretários

Nestes 100 dias de mandato parlamentar, foram realizadas 9 reuniões com os secretários, para tratar de demandas específicas do Gabinete, sendo estes os Secretários: 1) Secretário Germano Bremm (Secretaria de Urbanismo, Meio Ambiente e Sustentabilidade); 2)   Secretário Marcos Felipi Garcia (Secretaria Municipal de Serviços Urbanos - SMSURB);  3) Alexandre Garcia (Diretor-Geral do DMAE), sendo que foram realizadas em duas oportunidades; 4) Cássio Trogildo (Secretário de Governança Comunitária e Coordenação Política); 5) Janaína Audino (Secretária Municipal de Educação); 6) Mauro Esparta (Secretário Municipal da Saúde); 7) Paulo Marques (Diretor-Geral do DMLU); 8) e de modo virtual, foi realizada uma reunião com Diretor-presidente da EPTC, Paulo Ramires.

 

Atendimentos no Gabinete

A Vereadora Psicóloga Tanise Sabino tem como prática receber todas as pessoas em seu Gabinete. Por mais compromissos que se tenha, é um dever receber a todos em seu gabinete. Nestes 100 dias, foram realizados 65 atendimentos ou reuniões presenciais no Gabinete da Vereadora e reuniões virtuais ou on-line foram 19.

 

Ouvindo psicólogos

Como Vereadora e Psicóloga, Tanise Sabino tem o seu mandato voltado para a saúde mental. Com o objetivo de fazer um mandato sólido, a Vereadora Tanise tem conversado com diversos colegas psicólogos para pensar políticas públicas em prol da saúde mental. Outros profissionais da área  da saúde mental também tem sido ouvidos pela psicóloga e Vereadora, como assistentes sociais e enfermeiros. 

 

Pronunciamento na sessão legislativa virtual em Homenagem ao Dia Internacional da Mulher, dia 08 de março

Na sessão plenária do dia 08 de março da Câmara de Vereadores, de modo virtual, a Vereadora Tanise Sabino fez um pronunciamento sobre o significado do Dia Internacional da Mulher. 

 

Pedido de adoção de Rótula

A Psicóloga Vereadora Tanise Sabino, juntamente com o idealizador do Projeto Aspirantes de Cristo, Pastor e empresário Charles Dan, esteve em reunião, no dia 09 de março, com o Secretário Germano Bremm da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (SMAMUS) com o objetivo de encaminhar pedido de adoção da rótula da Av. Manoel Elias com a Av. Protásio Alves.

 

Reunião com a Pacto

No dia 12 de março, a Vereadora Tanise Sabino realizou reunião na Pacto, instituição que tem como objetivo a prevenção,  recuperação e a ressocialização de dependentes químicos, bem como, apoiar os familiares que sofrem com esta triste doença. 

Conforme a Vereadora Psicóloga Tanise Sabino: “a prevenção e tratamento da dependência química é um compromisso do meu mandato. Acredito que precisamos investir mais em políticas públicas neste sentido, principalmente na prevenção. Precisamos investir em fatores de proteção a esta doença”. 

 

Reuniões com Associações

A Vereadora tem como princípio escutar todas as associações que solicitam agendas para tratar de demandas das categorias. Foram realizadas reuniões com diversas instituições, como: a Associação dos Transportadores Escolares, Associação Progredir, Associação Brasileira de Cemitérios e Crematórios (ASBRACE), Associação dos Notários e Registradores (ANOREG)sendo que cada umadelas tinham pautas específicas de suas  categorias. Outra reunião foi com as associações ACESPA, APMPA, SINDICAMARA, SINDICAMARA, Centro de estudos do HPS e Agentes de Fiscalização tratando sobre a pauta da Reforma da Previdência.

 

Vistorias e fiscalizações

Outro princípio da Vereadora é sempre estar na comunidade verificando demandas. Neste 100 dias, foram realizadas 9 agendas de vistorias, ou seja, até o local para conhecer melhor a demanda. 

 

Assinatura de moções da cogestão

Por duas ocasiões, através da proposição dos Vereadores, na primeira ocasião pela Vereadora Fernanda Barth e na segunda pelo Vereador Ramiro Rosário, a Vereadora Tanise Sabino assinou as moções em apoio a Cogestão.  A primeira, com o número 2110 assinada dia 21 de fevereiro. A segunda moção, com número de 4207foi assinada no dia 20 de março. 

 

Ofício apresentado ao Prefeito sobre obrigação de psicólogos e assistente sociais nas escolas

A Vereadora Psicóloga Tanise Sabino apresentou para o Prefeito, em reunião no dia 23 de março, Lei Federal nº 13.935/2019, que determina que a rede pública de educação básica contará com serviços de psicologia e assistência social para atender às necessidades e prioridades definidas pelas políticas de educação, através de equipes multiprofissionais. Conforme a Vereadora Tanise“como a lei dispôs do prazo de 1(um) ano para que as providências fossem tomadas e este prazo se encerrou ao final de 2020 e, considerando que seu mandato, Sr. Prefeito Sebastião Melo, iniciou em 2021, gostaria de apresentar a referida legislação para conhecimento, salientar a importância da mesma e obter informações de como o Governo Municipal atuará para que as devidas providências sejam efetivadas”. A Vereadora salientou ainda que “sabemos das limitações orçamentárias, entretanto, torna-se fundamental psicólogos e assistente sociais nas escolas para a realização de trabalhos de diagnóstico e programas de prevenção na área da saúde mental, tanto para o público-alvo de professores, alunos e familiares”. Na ocasião da reunião o Prefeito reconheceu a importância do tema e já solicitou agenda com a Secretária Municipal da Educação, Janaína Audino para tratar do assunto.  

 

Trabalho social é marca da Vereadora Tanise Sabino 

A Vereadora e Psicóloga Tanise Sabino há mais de 20 anos vem realizando um trabalho social em prol da comunidade. Somente nestes 100 dias de mandato parlamentar foram viabilizadas 04 cadeiras de rodas, 01 cama hospitalar e 52 cestas básicas. 

 

Convite para recebimento do Título de Cidadão

O Vereador tem como atribuição a entrega de títulos de Cidadão Honorário do Município, que deverão ser aprovados por dois terços dos membros da Câmara Municipal, podendo ser o título de Cidadão de Porto Alegre ou Cidadão Emérito de Porto Alegre, sendo 01 por ano. A Vereadora Psicóloga já realizou o convite para duas homenageadas. A primeira é a Psicóloga e Diretora do Instituto Desenvolvimento Global (IDG), Zeila Bedin, que neste ano completará 50 anos de profissão. E a segunda é a Graciela NienovPreisente Nacional do PTB Mulher e Vice-Presidente Nacional do PTB. Após a aceitação do convite, aceito pelas duas, os próximos passos é protocolar o pedido, a aprovação por dois terços dos membros da Câmara Municipal em plenário. Salienta-se que o título de Cidadão Honorário do Município é a maior honraria da Câmara de Vereadores. 

 

Lives!

Durante estes 100 dias de mandato parlamentar, a Vereadora Tanise Sabino realizou diversas lives, com instituições, igrejas e pessoas físicas. Destacamos a livecom o diretor da Vigilância Sanitária Fernando Ritter que teve como pauta “Aniversário de 1 ano do Covid  - uma data a não ser celebrada” em que tratou do Covid-19 e o processo de vacinação. 

 

Entrevistas concedidas

Salientamos que neste período a Vereadora Psicóloga Tanise Sabino concedeu algumas entrevistas, sendo estas: Tv Câmara, Programa Ricardo Orlandini, Programa contraponto do Fabiano Brasil e diversas rádios comunitárias. 

 

Conclusão

Estas foram algumas das ações destes 100 dias de mandato parlamentar. Foi um período de muito trabalho, mas também de aprendizagem. O objetivo é um só: tornar Porto Alegre uma cidade cada vez melhor, com projetos de lei, sugestões ao Poder Executivo e atendimentos mais variados, sempre conectados com o que a sociedade precisa.