Frente Paramentar de Prevenção e Automutilação

Basta! Ação simbólica chamou a atenção em Venâncio Aires

Basta! Ação simbólica chamou a atenção em Venâncio Aires
Basta! Ação simbólica chamou a atenção em Venâncio Aires

No último dia 3 de maio a vereadora Psicóloga Tanise Sabino esteve em Santa Cruz do Sul e Venâncio Aires representando a Câmara de Vereadores de Porto Alegre em um evento da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (UNALE). Na parte da manhã ocorreu o 2º Simpósio Prevenção é a Solução na Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul a à tarde foi realizado o Ato do Basta de Autolesão, Depressão e Suicídio, em Venâncio Aires, município que carrega o triste estigma de ser o município gaúcho com o maior índice de suicídios.

O evento foi organizado pela Comissão de Prevenção a Depressão e Drogas da UNALE, presidida pelo deputado estadual do Amazonas, João Luiz; o Deputado estadual Alexandre Amaro do Paraná, vice-presidente da comissão; e o Deputado Elizandro Sabino, secretário da comissão.

Na parte da tarde, a comitiva da UNALE seguiu em Venâncio Aires, na Escola Estadual Cônego Albino Juchem com a participação atenta dos alunos do terceiro ano da instituição.

“Estamos aqui hoje para dar o grito: BASTA! Basta de Autolesão, Depressão, Suicídio” declarou o Deputado João Luiz, na abertura dos trabalhos.

Na sequência o Deputado Estadual Alexandre Amaro, do Paraná e vice-presidente da Comissão de Prevenção a Drogas e Suicídio da UNALE fez seu pronunciamento destacando o quanto o investimento em esporte pode ser um aliado da prevenção: “Cada 1 real investido em esporte como ferramenta de prevenção economizamos 4 reais em saúde, para redução de danos.”

O Deputado João Luiz compartilhou sua história de vida e os paralelos com o filme Cidade de Deus, lembrando o quanto as más companhias e a falta de conhecimento podem ser ciladas, dilacerar famílias e ceifar vidas

A vice-prefeita de Santa Cruz, a enfermeira Izaura Landim agradeceu a disposição de todos presentes “de norte a sul” de unirem-se em prol desta causa e destacou o esforço do município de reverter o alto número de suicídios através de uma ação integrada das áreas de saúde e educação.

A Vereadora Psicóloga Tanise Sabino aproveitou a oportunidade para parabenizar a UNALE pela iniciativa do Simpósio e destacar mais uma vez: “Toda vida importa! A discussão deve estar sempre presente, pois ela é fonte geradora e multiplicadora de ações preventivas. Precisamos fortalecer o que é bom e estar em constante renovação”.

Nem a chuva impediu que todos os participantes soltassem balões brancos, simbolizando a intenção de frear e reduzir os altos índices de Autolesão, Depressão, Suicídio.

O evento contou com a presença de diversas autoridades, entre eles o vereador Henrique Hermany, o coordenador regional de Educação da 6ª CRE – Santa Cruz do Sul, Luiz Ricardo Pinho de Moura, entre outros representantes dos poderes legislativo e executivo, da Ordem dos Advogados de Santa Cruz do Sul – OAB, além de integrantes da rede de atendimento integrada, professores e alunos da rede de ensino da região e profissionais que atuam na área de saúde, reforçando a importância de se discutir o assunto e buscar soluções para prevenir esses problemas.

Texto

Caroline Strüssmann Reg. Prof. 9228