HOMENAGEM

Bobadra busca incluir Dia da Comunidade Libanesa no Calendário Oficial de Porto Alegre

O Brasil é o país que abriga o maior número de libaneses e descendentes no mundo. Em Porto Alegre há cerca de 20 mil patrícios.
O Brasil é o país que abriga o maior número de libaneses e descendentes no mundo. Em Porto Alegre há cerca de 20 mil patrícios.

Para destacar a importância do povo libanês no desenvolvimento econômico, cultural e social de Porto Alegre, o vereador Alexandre Bobadra (PSL) protocolou projeto para instituir o Dia da Comunidade Libanesa no Calendário de Datas Comemorativas do Município, a ser celebrada em 22 de novembro.

A data escolhida em alusão à independência do país, objetiva homenagear aos homens e mulheres de origem libanesa e seus descendentes que muito se destacam na formação da identidade brasileira e gaúcha.

O Brasil é o país que abriga o maior número de libaneses e descendentes no mundo e, em Porto Alegre, há cerca de 20 mil patrícios. A vinda de libaneses para o Brasil, especificamente para o Rio Grande do Sul se intensificou na segunda metade do século IXX. Se dedicaram a várias profissões, como mascates, agricultores, médicos, empresários, donos de fábricas têxteis, de vidro, artefatos de couro e ourivesaria, por exemplo.

“Instituir o Dia da Comunidade Libanesa é reconhecer essa integração e convivência harmônica entre todas as etnias que formam o povo brasileiro e suas origens. É também oficializar uma justa e legítima homenagem a Sociedade Libanesa de Porto Alegre fundada em 1936”, frisou o vereador.