TROFÉU

Bolsonaro receberá Troféu Câmara Municipal de Porto Alegre em projeto aprovado pelo vereador conservador Alexandre Bobadra

O vereador Alexandre Bobadra (PL), aprova projeto que confere o Troféu Câmara Municipal de Porto Alegre ao 38º Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro (PL).

q
Vereador Alexandre Bobadra (PL), ao lado de Jair Bolsonaro, em almoço organizado pelo PL na sua passagem por Porto Alegre.

Jair Messias Bolsonaro (PL), ex-presidente do Brasil, eleito em 2018 à presidência pelo PSL, quando passou a se apresentar como um candidato antissistema, pró-mercado e defensor de valores familiares. Após disputar o segundo turno das eleições gerais de 2018 com Fernando Haddad (PT), foi eleito com o apoio de 55,1% dos votos válidos, receberá o Troféu Câmara Municipal de Porto Alegre através do projeto proposto pelo vereador Alexandre Bobadra (PL), aprovado no mês de julho.

A intenção do Troféu leva ao seu vencedor o destaque pela contribuição ao desenvolvimento social, econômico ou humano da cidade de Porto Alegre, por suas ações em quaisquer áreas do conhecimento humano.

UM POUCO SOBRE BOLSONARO

É um militar reformado e político brasileiro, filiado ao Partido Liberal (PL). É o 38º presidente do Brasil desde 1º de janeiro de 2019, tendo sido eleito pelo Partido Social Liberal (PSL). Foi deputado federal pelo Rio de Janeiro entre 1991 e 2018. Nasceu no município de Glicério, no interior do Estado de São Paulo, mas morou em várias outras cidades paulistas ao longo de sua infância. Em 1966, sua família se estabeleceu em Eldorado, no Vale do Ribeira, onde passou a adolescência com seus cinco irmãos. Começou sua carreira militar no município fluminense de Resende, após formar-se na Academia Militar das Agulhas Negras em 1977. Posteriormente, serviu nos grupos de artilharia de campanha e paraquedismo do Exército Brasileiro. Em 1988 transferiu-se para a reserva com o posto de capitão e concorreu à Câmara Municipal do Rio de Janeiro, sendo eleito vereador como membro do Partido Democrata Cristão (PDC).
Em 1990, Bolsonaro foi eleito para a câmara baixa do Congresso Nacional, cargo para o qual foi reeleito seis vezes.

Bolsonaro interrompeu o ciclo de quatro vitórias consecutivas do Partido dos Trabalhadores, que se repetia desde 2002, quanto Luiz Inácio Lula da Silva venceu a eleição presidencial daquele ano. Bolsonaro é o décimo militar que chega à presidência da República, o primeiro desde o princípio da Nova República. É também o primeiro ítalo-brasileiro eleito à presidência da República de forma direta. Outros ítalo-brasileiros que ocuparam o cargo de presidente foram Ranieri Mazzilli e Itamar Franco, que foram presidentes interinos; e Emilio Garrastazu Medici,presidente eleito indiretamente durante a ditadura militar.

Em abril de 2019, Bolsonaro foi selecionado pela REVISTA TIME como uma das 100 (cem) pessoas mais influentes do mundo naquele ano, destacando que sua eleição representaria uma quebra numa sequência de mais uma década de corrupção e a "melhor chance em uma geração" para aprovar reformas econômicas que podem amansar a dívida crescente.

O Governo Jair Messias Bolsonaro foi responsável por avanços significativos nas mais diversas áreas como: saúde, educação, segurança, recuperação econômica, geração de emprego, projetos sociais com distribuição de renda e, sobretudo, pelo fim da corrupção sistêmica que, por anos, assolou nossa população, em especial àqueles mais carentes.

"Ser o autor de um projeto que confere ao melhor presidente da história um prêmio de tamanha magnitude, com o apoio dos demais colegas, é uma honra. Não somente por ser uma inspiração a todos nós da direita política, mas um ser humano fantástico que, mesmo inelegível numa ação que não confere com a sua vida pregressa, Bolsonaro continua lutando na base da direita para levar a reflexão sobre a verdadeira liberdade de uma nação. Sou muito grato por sua existência e por ser um modelo a todos nós, políticos de todas as idades." Disse o vereador, emocionado, ao relembrar seus momentos com o presidente na última passagem em Porto Alegre, no mês de junho.

"Bolsonaro é povo, gente como a gente, o famoso "tiozão do zap", homem trabalhador e um pai de família exemplar, apaixonado pela sua esposa e um amigo especial. Seu legado é eterno e não deixaremos ninguém manchar a sua história, de quem luta pelo resgate de valores e princípios que a esquerda tenta destruir". Afirmou Alexandre Bobadra.



 

Texto

Carina Belomé