HOMENAGEM

Bosco entrega prêmio Glaucus Saraiva para o tradicionalista Rogério Pereira Bastos

Iniciativa do vereador pedetista visa reconhecer destaque da cultura gaúcha

Rogério Bastos Prêmio Glaucus Saraiva
Rogério Bastos Prêmio Glaucus Saraiva

Por iniciativa do vereador João Bosco Vaz, o comunicador e tradicionalista Rogério Pereira Bastos receberá, em Sessão Solene, no dia 24 de abril, o Prêmio Glaucus Saraiva, concedido pela Câmara Municipal de Porto Alegre a personalidades que se destacam no culto às tradições gaúchas. A atividade terá início às 19h, no Plenário Ana Terra do Palácio Aloísio Filho (Avenida Loureiro da Silva, 255 – Centro Histórico).

Natural de Porto Alegre, mas com raízes profundas na Rainha da Fronteira (Bagé), de peão de invernada à conselheiro e secretário geral do MTG, Rogério Pereira Bastos passou por quase todos setores do tradicionalismo organizado. Instrutor de danças tradicionais de diversas entidades foi avaliador de rodeios, concursos de prendas e peões, além de fazer parte por três anos da equipe técnica do ENART.

Bastos é professor de História, graduado e pós-graduado neste Curso pela FAPA, e pós-graduado em administração no terceiro setor pela FIJO/PUCRS. Em 2002, se formou em comunicação pela FEPLAM – Fundação Padre Landell de Moura como apresentador, locutor, entrevistador, mestre de cerimônias, produtor executivo de rádio e televisão.

Na área da comunicação, entre 2003 e 2005, atuou na produção e apresentação do programa regionalista “Porteira Aberta” na Rádio Rural AM 1120. Em 2008, foi produtor e apresentador do programa regionalista “Domingueira”, também na Rádio Rural AM 1120. Em 2003, atuou como produtor e apresentador do programa “Entrevero de Ideias” na TV Assembleia. Entre 2011 e 2012 foi produtor e diretor dos Programas Volmir Martins (BAND RS) e Vozes Rurais (Terra Viva – Nacional). Ainda, entre 2012 e 2017 trabalhou na Direção Editorial do Jornal Eco da Tradição – Informativo do Movimento Tradicionalista Gaúcho. Nos últimos 2 anos atua, também, na produção e apresentação do programa regionalista “Chasque do MTG”, na Rádio Eco da Tradição, do Movimento Tradicionalista Gaúcho.

Foi palestrante e conferencista no Brasil, EUA e China, com mais de 850 participações em eventos sobre História do Rio Grande do Sul, História do Movimento Tradicionalista Gaúcho, Motivação e Liderança, Gestão Cultural, Comunicação – Dicção e Oratória – Fundação Ulysses Guimarães.

É coautor dos livros sobre a Revolução Farroupilha dedicados aos Festejos Farroupilhas do RS 2009/2010/2012/2013. Organizador do livro dos festejos farroupilhas de 2013 e autor de um capítulo (autor do tema anual). Autor do Livro: MTG 50 anos (2016) e dos 75 anos do Grêmio Sargento Expedicionário Geraldo Santana.

Trabalhou, ainda, na produção executiva de eventos da tradição gaúcha de 2000 a 2010 como, ENART – Encontro de Artes e Tradição Gaúcha, Semana Farroupilha do Parque da Harmonia, Concurso de Prendas e Peões do RS, e FERCARS – Festa Campeira do RS.

Possui participação em Festivais de Folclore Internacionais, na ALEMANHA – Festival Volkstanzgruppe Laggenbeck– Julho 2007, e CHILE – Festival de Antofagasta – Janeiro de 2010.

Atualmente é presidente da Comissão Gaúcha de Folclore, assessor de comunicação do MTG do RS, Diretor de relações Internacionais da Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha.

 

 

Texto

Milton Gerson (reg.prof. 6539)

Edição

Milton Gerson (reg.prof. 6539)