PORTO ALEGRE

Bosco entrega Título de Cidadão à Edgar Meurer

  • Sessão Solene para outorga da Comenda Porto do Sol a José Edgar Meurer, proposta pelo vereador João Bosco Vaz.
    Diploma e medalha foram conferidas pela Câmara Municipal ao homenageado (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
  • Sessão Solene para outorga da Comenda Porto do Sol a José Edgar Meurer, proposta pelo vereador João Bosco Vaz.
    Pedetista foi o proponente do projeto que concedeu a honraria ao ex-secretário de Esportes da capital gaúcha (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

Por iniciativa do vereador João Bosco Vaz (PDT), a Câmara Municipal de Porto Alegre realizou sessão solene para a entrega da Comenda Porto do Sol ao professor de Educação Física e ex-secretário dos Esportes da capital gaúcha, José Edgar Meurer. A atividade ocorreu no dia 27 de junho e os trabalhos foram presididos pelo vereador Cassiá Carpes (PP) no plenário Ana Terra. 

Em sua fala, Bosco destacou a trajetória de Meurer como supervisor, diretor e secretário de Esportes da Capital. "Este homem é a cara do desporto em Porto Alegre”. Ele ressaltou a dedicação do homenageado às causas do desporto e a projetos sociais. “Um homem que sempre teve cuidado com a coisa pública”. E que Meurer criou e deu continuidade a importantes projetos que oportunizaram o acesso de crianças carentes a prática do esporte. 

Meurer agradeceu a homenagem e ressaltou o ganho de importância que o esporte obteve ao longo dos anos na estrutura da prefeitura municipal, até ganhar o status de secretaria. Ele relembrou momentos de sua trajetória, sendo seis deles à frente da SME, e destacou os projetos sociais realizados pela Secretaria de Esportes, citando o Banco do Tênis, WimBelemDon, Esporte dá Samba, Bonde da Cidadania e Brincalhão, entre outros.

“Entregamos mais de dez mil pares de tênis a crianças carentes”, relembrou Meurer. Ele lamentou a falta de continuidade de projetos com a troca de gestões na administração municipal. Meurer ressaltou que os projetos se tornaram realidade a partir de convênios com clubes e entidades da sociedade civil. “Os projetos sociais estão dentro da nossa alma”, destacou.

Histórico

Nascido em Porto Alegre, em 1947, José Edgar Meurer é formado em Educação Física pelo IPA, curso concluído em 1979. Com atuação destacada na construção de políticas públicas voltadas à prática de esportes, exerceu diversas funções públicas na área, dentre as quais destacam-se a titularidade à frente da Secretaria Municipal do Esporte, ao longo de seis anos, e também a presidência do Conselho Regional de Educação Física (2º Região).

Foi ainda diretor da Divisão de Esportes e Recreação Pública de 1986 a 1988, subsecretário de Desporto do Estado do Rio Grande do Sul de 1993 a 1994, diretor técnico da Fundação de Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul de 2003 a 2007, vice-presidente da Associação dos Profissionais de Educação Física/RS, vice-presidente da Federação Gaúcha de Ginástica Olímpica, vice-presidente da Federação Gaúcha de Patinagem, conselheiro da Federação Gaúcha de Basketball, conselheiro da Federação Gaúcha de Volley-Ball  e conselheiro da Federação Gaúcha de Bocha.

 

Texto

João Flores da Cunha (reg. prof. 18241)

Edição

Milton Gerson (reg.prof. 6539)