SOLENE

Bosco homenageia atleta olímpico porto-alegrense

Outorga do Diploma de Honra ao Mérito ao senhor Samory Uiki Bandeira Fraga
Outorga do Diploma de Honra ao Mérito ao senhor Samory Uiki Bandeira Fraga (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

Em sessão solene realizada na noite do 20 de novembro, data em que se comemora o Dia da Consciência Negra, o vereador João Bosco Vaz (PDT) fez a entrega do Diploma de Honra ao Mérito para o atleta olímpico Samory Uiki Fraga, que representou o Brasil, o Rio Grande do Sul e Porto Alegre, no salto em distância, na Olimpíada de Tóquio, no Japão, em 2021.

Da Sogipa, Samory recebeu outra oportunidade, desta vez no colégio Pastor Dohms. De família humilde, completou o ensino fundamental e o ensino médio na escola da zona norte de Porto Alegre, o que lhe permitiu chegar à faculdade de direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). No entanto, decidiu não se matricular no curso e optou por estudar nos Estados Unidos.

Mudou-se para Ohio, Estado no norte daquele país. Lá, deixou um pouco de lado o seu maior sonho: participar de uma Olímpiada. Depois de se formar nos Estados Unidos, retomou o sonho de chegar a uma Olimpíada. Decidiu, então, retornar ao Brasil e à à Sogipa para alcançar o nível de competitividade ideal parta conquistar a vaga olímpica. “E assim foi; no dia 24 de abril de 2021, ele enfim conseguiu alcançar seu maior sonho e garantir vaga em Tóquio”.

Samory ainda obteve outras vitórias; recentemente conquistou medalha de prata no Troféu Brasil de Atletismo. Atualmente, é colunista do Jornal Zero Hora, onde escreve sobre o esporte olímpico e as preparações da próxima Olimpíada, que acontecerá em 2024, em Paris.

Manifestações

Da tribuna do Plenário Ana Terra, local da homenagem, Bosco destacou os feitos de Samory. O Atleta surgiu a partir de uma oportunidade que lhe foi dada por meio de uma parceria da prefeitura de Porto Alegre com clubes sociais, da qual bolsas do projeto Social Esporte Clube eram destinadas a jovens de comunidades carentes da periferia da capital gaúcha. Mas para Bosco foi além disso. "Foi da opotunidade de ser preparado pelo técnico de atletismo da Sogipa, José Haroldo Loureiro Gomes, o Arataca; e da disposição do Clube em investir no Samory que pude ver em ti a representação do meu sonho em todos os projetos sociais que através do esporte resgataram tantos jovens", disse o vereador emocionado. 

O homenageado agradeceu a homenagem recebida referindo-se ao pai, treinadores presentes, ao Clube que o abrigou e ao seu padrinho no Esporte, o vereador Bosco. Também ressaltou a importância do incentivo aos jovens atletas, que como ele, podem obter um futuro diferente daquele que normalmente está destinado a jovens negros de periferia. "Para mim receber essa honraria no dia de hoje é muito representativo", disse em referência a data do Dia da Consciência Negra. 

A sessão foi presidida pelo vereador Cassiá Carpes (PP), ex-jogador e ex-treinador de futebol, que em nome do poder Legislativo da capital gaúcha ressaltou a valorização do Esporte como incentivo a crianças e jovens. 

 

Texto

Milton Gerson (reg.prof. 6539)

Edição

Milton Gerson (reg.prof. 6539)