Câmara aprova moção de solidariedade ao escritor Jeferson Tenório
Na foto, a partir da esquerda: Daiana Santos (PCdoB), Bruna Rodrigues (PCdoB), Matheus Gomes (PSOL), Laura Sito (PT) e Karen Santos (PSOL) (Foto: Leonardo Contursi/CMPA) Reginete Bispo (PT) também integra a bancada negra da Câmara (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
Os vereadores de Porto Alegre aprovaram na tarde desta quarta-feira (14/4), durante sessão ordinária em formato virtual, requerimento de moção de solidariedade ao escritor Jeferson Tenório “na defesa de seus direitos de liberdade de expressão e pensamento”. A iniciativa, de autoria de Bruna Rodrigues (PCdoB), Daiana Santos (PCdoB), Karen Santos (PSOL), Matheus Gomes (PSOL) e Reginete Bispo (PT), obteve apoio unânime dos 32 parlamentares presentes na sessão.
De acordo com os autores, que constituem a bancada negra do Legislativo, o documento tem como objetivo demonstrar respeito à trajetória de Tenório, que também é colunista do Jornal Zero Hora, patrono da Feira do Livro de Porto Alegre em 2020 e cidadão porto-alegrense. O escritor sofreu ameaças virtuais por escrever sobre o pedagogo Paulo Freire e o ex-presidente Lula.