Plenário

Câmara assinala o Dia do Marinheiro

  • Periodo de Comunicações.  Homenagem à Marinha do Brasil. Na mesa: Presidente Monica Leal, Capitão de Mar e Guerra Rafael Silva dos Santos, Coronel Rogerio da Silva Costa (CMS) , Tenente-Coronel de Infantaria Itamar Souza dos Reis (ALA3), Desembargador Militar Paulo Roberto Mendes Rodrigues e Raul Loureiro Queiroz (ABI)
    Capitão Rafael dos Santos agradeceu a homenagem e destacou a trajetória do Marquês de Tamandaré (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)
  • Periodo de Comunicações.  Homenagem à Marinha do Brasil. Na mesa: Presidente Monica Leal, Capitão de Mar e Guerra Rafael Silva dos Santos, Coronel Rogerio da Silva Costa (CMS) , Tenente-Coronel de Infantaria Itamar Souza dos Reis (ALA3), Desembargador Militar Paulo Roberto Mendes Rodrigues e Raul Loureiro Queiroz (ABI)
    Vereadora Mônica Leal (PP) e capitão Rafael dos Santos, durante homenagem ao Dia do Marinheiro (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre dedicou o período de Comunicações da sessão desta quinta-feira (28/11) a homenagear o transcurso do Dia do Marinheiro. Mônica Leal (PP), presidente do Legislativo, citou que a data será celebrada no próximo dia 13 de dezembro, dia de nascimento do patrono da Marinha Brasileira, Joaquim Marques de Lisboa, o Marquês de Tamandaré. A vereadora frisou que os integrantes da corporação defendem o território e também atendem a população, como ocorre nas comunidades ribeirinhas da Amazônia.

Destacando a extensão da costa brasileira, que perfaz mais de sete mil quilômetros, e a extensão fluvial no interior do país, Mônica Leal ressaltou a “representatividade expressiva dos marinheiros”. Também destacou a soberania marítima do Brasil e a atuação da Marinha no episódio de vazamento de óleo no litoral nordestino, trabalhando tanto na retirada do material na areia quanto para evitar que o produto chegasse às praias. O pioneirismo nas Forças Armadas em aceitar a participação feminina também foi destacado pela presidente da Câmara. “Nos diversos quadro da Marinha está a mulher marinheira, que com equilíbrio e competência vem consolidando sua participação”, afirmou.

O capitão dos Portos de Porto Alegre, capitão de Mar e Guerra Rafael Silva dos Santos, representante do Comando do 5º Distrito Naval, agradeceu a homenagem e destacou a trajetória do Marquês de Tamandaré, “exemplo de dignidade, coragem e paixão pelo mar”. Lembrou que “o maior marinheiro de nossa história” aprendeu a ciência da navegação ainda menino e aos 16 anos iniciou sua carreira na Marinha como voluntário da Armada, tendo “espírito combativo” e sendo um “grande líder e estrategista”, atuando pela independência do Brasil e na expulsão de invasores. “Durante sua brilhante existência foi exemplo vivo de honradez, austeridade e amor à pátria”, afirmou.

Sobre a atuação da Marinha do Brasil, frisou o profissionalismo de seus integrantes, que auxiliam populações ribeirinhas e comunidades atingidas por desastres naturais, além de apoiarem pesquisas científicas na Antártida e garantirem a paz no Atlântico Sul. O capitão ainda abordou o Programa “Classe Tamandaré”, iniciado em 2017, que tem o objetivo de promover a renovação da esquadra com quatro navios modernos, de alta complexidade tecnológica, construídos no País. Ao encerrar sua manifestação, afirmou que é gratificante lembrar do passado da Marinha e que é preciso refletir sobre as responsabilidades do presente os desafios do futuro para garantir a soberania do Brasil. 

A cerimônia também contou com a presença do coronel Rogério da Silva Costa, representando o Comando Militar do Sul; do tenente-coronel da Infantaria Itamar Souza dos Reis, representando a Ala 3; do presidente do Tribunal de Justiça Militar, desembargador militar Paulo Roberto Mendes Rodrigues; e do superintendente estadual da Agência Brasileira de Inteligência, Raul Loureiro Queiroz.

Texto

Ana Luiza Godoy (reg. prof. 14341)

Edição

Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)

Tópicos:MarinhaDia do Marinheiro