Homenagem

Câmara celebra 100 anos da Escola Técnica da Ufrgs

Sangoi agradeceu o reconhecimento prestado pelos vereadores da Capital Foto: Livia Stumpf
Sangoi agradeceu o reconhecimento prestado pelos vereadores da Capital Foto: Livia Stumpf

O aniversário de 100 anos da Escola Técnica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) foi saudado pelos vereadores da Câmara Municipal, na tarde desta quinta-feira (26/11). A escola é uma unidade de ensino não-universitário, responsável por oferecer curso de nível técnico a jovens e adultos de Porto Alegre.

Representando a Mesa Diretora do Legislativo, o vereador Aldacir Oliboni (PT) exaltou a importância das escolas técnicas como ferramenta de inclusão social. "A Escola da Ufrgs está há um século ensinando a comunidade, dando oportunidades e gerando profissionais capacitados para o mercado de trabalho", elogiou. Entre os cursos oferecidos pela instituição, figuram Biblioteconomia, Biotecnologia, Contabilidade, Secretariado, Segurança do Trabalho, Transações Imobiliárias, Informática e Controle Ambiental. "Através da educação técnica, o país evoluiu com mais justiça, sustentabilidade e menos desigualdade", frisou Oliboni.

Para o diretor da Escola, Paulo Roberto Sangoi, ao longo dos anos, a escola adquiriu mais experiência e qualificação com a aquisição de cursos profissionais e tecnológicos. "Ofertamos hoje disciplinas para educação de jovens e adultos e para especializações como mestrado e doutorado", registrou ao agradecer os funcionários, colaboradores e professores da Escola pelo trabalho e pela dedicação. "Ficamos gratos pelo reconhecimento e pela contribuição que demos para o desenvolvimento do país".

História

A Escola Técnica da Ufrgs teve início com o surgimento da Escola de Comércio da Capital em 1909. Fez parte da Universidade de Porto Alegre criada em 1934 e junto com a federalização da instituição, em 1950, passou a se chamar Escola Técnica de Comércio. Na década de 60 passar a ter direção autônoma e com cursos fora da área comercial. Em 1996 ganha a denominação de Escola Técnica da UFRGS.

Além dos cursos básicos, a Escola Técnica oferece cursos em parceria com o Batalhão de Polícia Ambiental da Brigada Militar, com o INMETRO e com a Faders. Juntamente com o Detran-RS desenvolve ações educacionais através da realização de cursos e seminários. O ingresso de novos alunos ocorre duas vezes por ano, através de classificação nos exames de seleção, que levam em conta o aprendizado desenvolvido ao longo do Ensino Médio em questões referentes a área do curso desejado. Para ingressar é necessário ter concluído o Ensino Médio regular. Existem hoje no Brasil cerca de 140 escolas técnicas.

Ester Scotti (reg. prof. 13387)

Ouça:
Câmara assinala 100 anos da Escola Técnica da Ufrgs