Câmara celebra 170 anos de loja maçônica

Na sessão ordinária desta segunda-feira (12/5), a Câmara Municipal de Porto Alegre homenageou a Loja Maçônica Progresso da Humanidade n° 39, que celebra nesta semana seu aniversário de 170 anos. A iniciativa foi do vereador Rafael Fleck (MDB). Ele destacou que “a Loja Maçônica Progresso da Humanidade tem sido, ao longo de seus 170 anos, um exemplo a ser exaltado pelos seus relevantes serviços prestados, não somente à maçonaria e aos maçons, mas também à própria sociedade gaúcha por sua notável presença em grandes acontecimentos que marcaram a história do Rio Grande do Sul”.
Fundada em 14 de maio de 1855, a Progresso da Humanidade é uma das instituições maçônicas mais antigas do estado. Ela segue a vertente filosófica que busca multiplicar, pelo conhecimento, o estilo de vida voltado ao bem comum, desde a iniciação dos escolhidos para fazer parte do processo de preparação para a subida de graus, em que cada elevação representa o processo de intensa busca pela sabedoria, conforme explicou Fleck.
O presidente da entidade, Crespim Gracia de Barreto, agradeceu a homenagem em nome da ordem que hoje conta com mais de 11 mil obreiros no estado. “A maçonaria, como outras instituições representativas do nosso país, busca a liberdade de expressão, a proteção à família, a busca pelo direito humanitário, a busca da harmonia entre todas as potências, entre todas as instituições, Executivo, Judiciário e Legislativo. Esta Casa legislativa é a casa do povo, estamos muito felizes pela homenagem e agradecemos imensamente”, destacou.