Sessão Solene

Câmara concede Comenda a jornalista do Correio do Povo

Jornalista Maria José Vasconcelos de Souza (à frente) recebe Comenda Foto: Mariana Fontoura
Jornalista Maria José Vasconcelos de Souza (à frente) recebe Comenda Foto: Mariana Fontoura

Por proposição da vereadora Sofia Cavedon (PT), a Câmara Municipal de Porto Alegre realizou Sessão Solene nesta terça-feira (7/12) em homenagem a Maria José Vasconcelos de Souza, editora da página diária de Ensino do jornal Correio do Povo (CP). A jornalista foi agraciada com a Comenda Porto do Sol pelo trabalho realizado à frente da editoria em dez anos. “Grande parte dessa história de valorização e investimento na educação pelo Correio do Povo deve-se à jornalista Maria José, que criou a Editoria de Ensino, onde atua desde 1998”, disse a vereadora.

Sofia Cavedon ressaltou a importância, para os profissionais do magistério e para os estudantes, dos dez anos de existência do espaço dedicado à educação em página exclusiva do periódico: “Pelas páginas de Ensino do Correio do Povo, é possível fazer um balanço da educação brasileira na última década”. A vereadora lembrou que o jornal testemunhou mudanças importantes na educação, como a criação da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs): “Repassar esse tempo ajuda a entender caminhos já percorridos, contextualizar e relacionar fatos e compreender melhor os próximos passos para a superação das dificuldades”.

Sofia criticou órgãos de imprensa que “tratam da educação apenas quando um aluno bate numa professora ou quando uma escola é arrombada”, elogiando a postura do Correio, que “debate a educação, muitas vezes acontecendo de um tema ocupar uma semana toda, sendo desenvolvido de modo continuado e respeitoso”. Sobre a homenageada, Sofia disse ser “uma feliz coincidência termos uma jornalista que se qualifica, estuda sobre educação, e por isso traz qualidade na informação”.

Para ilustrar o trabalho e a dedicação de Maria José à educação, Sofia leu um citação de Paulo Freire: “Gosto de ser gente, porque mudar o mundo é tão difícil quanto possível. É a relação entre a dificuldade e a possibilidade de mudar o mundo que coloca a questão da importância da consciência na história, a questão da decisão, da opção, da ética e da educação e de seus limites”.

Maria José agradeceu aos colegas professores e jornalistas que compareceram à solenidade pela parceria na busca de espaço para a educação: “A educação tem muitos aliados, a gente tem que saber chamar esses aliados para junto da gente. Conseguir colegas jornalistas que gostem do assunto depende de a gente mostrar esse gosto." Maria José disse que a educação, no jornalismo, pode ser uma questão tratada com respeito e seriedade, enfatizando a visão de Carlos Bastos: “Graças ao seu empenho, podemos contar com esse espaço hoje. Nunca vou cansar de agradecer a criação, em 2001, da página de Ensino”.

A editora de Ensino do CP formou-se em jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica (PUCRS) em 1990, quando começou a trabalhar no jornal Correio do Povo, onde atuou como redatora, repórter, sub-editora, editora e chefe da Central do Interior. Além de atividades no magistério, cursos de extensão na área didático-pedagógica e graduação em Pedagogia, a jornalista tem especialização em Orientação Educacional e pós-graduação em Alfabetização, todos pela PUCRS.

Compuseram a mesa da solenidade o presidente da Câmara, vereador Nelcir Tessaro (PTB), a procuradora geral de Justiça Simone Mariano da Rocha, a secretária municipal de Educação Cleci Jurach, o editor-chefe do jornal Correio do Povo, Telmo Flor, que representou o grupo Record RS, a segunda vice-presidente do Cpers Sindicato, Neiva Lazzarotto, e a diretora geral da Atempa, Isabel Medeiros.

Prestigiaram o evento Lucia Camini, ex-presidente do Cpers e ex-secretária estadual de Educação, Carlos Alberto Bastos Ribeiro, ex-diretor do CP, Celene Miguelin, delegada base da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, Wrana Panizi, vice-presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Técnico do Ministério da Educação, e a ex-secretária estadual de Educação Iara Wortmann.

Carla Kunze (reg. prof. 13515)