Câmara concede Comenda Porto do Sol ao Bar Opinião

Em sessão solene realizada na tarde desta terça-feira (16/12), no Salão Nobre Dilamar Machado, da Câmara Municipal de Porto Alegre, sob a presidência do vereador Mauro Pinheiro (PT), o Bar Opinião foi homenageado com a outorga da Comenda Porto do Sol. Conforme a proponente, vereadora Jussara Cony (PCdoB), a casa de eventos tem prestado um grande serviço à cultura. A cultura é o significado libertador da arte. O Opinião contribui para o barulho da cultura, para a apoteose do povo. O Opinião merece este prêmio, ressaltou a vereadora. Segundo ela, o local faz parte da história de Porto Alegre e a Comenda representa a gratidão de todos os cidadãos da Capital.
Inaugurado em 18 de outubro de 1983 por Cláudio Fávero (Magrão) e Alexandre Lopes (Alemão), o bar surgiu como um boteco e, hoje, é uma das mais tradicionais casas de shows do sul do país. O Opinião já foi palco de apresentações de artistas e grupos como Bob Dylan, Red Hot Chilli Peppers, Kiss, Metallica, Iron Maiden, Eric Clapton e Circo Imperial da China, sendo um dos maiores espaços de entretenimento de Porto Alegre.
Lei Kiss
Ao receber a comenda, os sócios do Opinião agradeceram a homenagem. Magrão destacou que o Opinião representa 30 anos de batalha. É difícil empresariar em Porto Alegre e, quando falamos sobre o fechamento, não podemos deixar de agradecer ao poder público pelo apoio. Também gostaria de ressaltar que nós continuaremos com nosso dever de fomentar cultura., disse.
Agradecemos o reconhecimento do nosso trabalho, afirmou Alemão. Nós vivemos a ditadura e nos firmamos como um local de resistência. Sempre fomos um lugar cultural mas, de resistência., disse. De acordo com ele, o objetivo do bar era fazer uma sociedade melhor, uma juventude melhor. O segredo do Opinião é que nós envelhecemos e ele continua jovem, falou.
Alemão também destacou a importância da Lei Kiss. Precisamos trabalhar para que ela seja implementada e cumprida. Precisamos garantir a segurança dos nossos filhos. Queremos prestar esta homenagem às vítimas da Kiss, pretendemos ser um exemplo no cumprimento da Lei.
Também estiveram presentes à homenagem os vereadores Airton Ferronato (PSB) e Márcio Bins Ely (PDT).
Texto: Thamiriz Amado (estagiária de jornalismo)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)